Entrevista com Ricardo, Artista de Divinópolis - Dafny Martins
Fonte: Cancado Fotografias
A
cultura é muito importante para a sociedade, seja no âmbito econômico, social, etc. A cultura é uma grande
formadora de cidadãos críticos, além de estimular a reflexão. Entretanto, a
falta de fomento à participação cultural no Brasil se mostra preocupante, já
que com a cultura o conhecimento se torna mais completo e de certa forma mais
“leve”.
Portanto
criou-se a “lei de incentivo à cultura”, que tem o intuito de ajudar artistas e
projetos artísticos a terem mais visibilidade, e dando a oportunidade de
pessoas com baixa renda participarem de projetos culturais municipais. Além de movimentar o mercado artístico, gerando assim renda e a economia, uma vez que empresas de pequeno e grande porte são as responsáveis pelo patrocínio desses projetos, o que consequentemente pode se tornar uma estratégia de marketing empresarial.
Ao
entrevistar Ricardo Silva, produtor cultural e artista da cidade de
Divinópolis, foi esclarecido que existe sim a lei na cidade. Entretanto, Divinópolis
não lançou edital nos últimos anos devido crise no governo anterior e logo após,
foi acometida da pandemia do Covid-19.
1. Existe
a lei do incentivo à cultura na cidade?
“Existe
sim. O empresário deduz de impostos retidos pelo município, como IPTU e ISSQN. Em
caráter emergencial, no ano de 2020, o Governo federal aprovou a Lei Aldir
Blanc que foi estratificada e a secretaria do município criou um edital de
simples execução para manutenção de artistas e espaços culturais na cidade”.
A lei
de incentivo à cultura funciona com uma troca entre comerciantes e projetos. Pessoas
físicas e jurídicas tem a opção de patrocinar apresentações, como shows, feiras
de livros, peças teatrais, museus, circo, artistas de rua, entre outros.
Apoiadores e parceiros dos projetos, como forma de benefício, podem abater no
imposto de renda 4% a 20%, usando esse valor total ou parcial para apoio doado
ao projeto.
2. Como é
feita a conscientização e incentivo ao patrocínio de projetos culturais na
cidade?
“A meu
ver, não há ações e conscientização e incentivo para captar esses patrocínios.
Neste caso cada proponente e produtor é um importante agente, pois é ele quem
leva as propostas e faz acontecer os resultados a cultura bem como para as
empresas patrocinadoras”.
3. Por
que é interessante para os empresários o patrocínio de projetos culturais?
“Quando
um empresário pratica patrocínio cultural (neste caso incluo até pela
iniciativa privada) ele acaba trabalhando pelo fomento a cultura da nossa
região, essa movimentação acaba criando outra movimentação: a econômica. Uma
cidade que tem ações artísticas e culturalmente aquecidas é um município
promissor social e financeiramente, atrai mais projetos, empresas, e
consumidores por que ganha destaque regional”.
4. Como
incentivar mais os comerciantes e conseguir mais patrocínios para artistas da
região?
“O melhor incentivo que podemos fazer é o de ter respeito, honestidade, transparência e mostrar resultados para aquela empresa e empresário. Assim aos poucos vamos criando uma cultura de se patrocinar, tanto por renuncias fiscais como pela iniciativa privada”.
Além da questão social, onde a cultura auxilia na educação e aprendizagem das crianças e jovens, formando cidadãos críticos, ela também é o instrumento essencial na constituição da identidade de um sujeito. Entretanto não somente essas coisas se beneficiam da distribuição cultural em uma sociedade.
Por Dafny Martins
Essa é uma discussão que precisamos realizar para melhorar a qualidade de vida da cidade
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