Entrevista com Ricardo, Artista de Divinópolis - Dafny Martins

 

Fonte: Cancado Fotografias

A cultura é muito importante para a sociedade, seja no âmbito econômico, social, etc. A cultura é uma grande formadora de cidadãos críticos, além de estimular a reflexão. Entretanto, a falta de fomento à participação cultural no Brasil se mostra preocupante, já que com a cultura o conhecimento se torna mais completo e de certa forma mais “leve”. Portanto criou-se a “lei de incentivo à cultura”, que tem o intuito de ajudar artistas e projetos artísticos a terem mais visibilidade, e dando a oportunidade de pessoas com baixa renda participarem de projetos culturais municipais. Além de movimentar o mercado artístico, gerando assim renda e a economia, uma vez que empresas de pequeno e grande porte são as responsáveis pelo patrocínio desses projetos, o que consequentemente pode se tornar uma estratégia de marketing empresarial.  

Ao entrevistar Ricardo Silva, produtor cultural e artista da cidade de Divinópolis, foi esclarecido que existe sim a lei na cidade. Entretanto, Divinópolis não lançou edital nos últimos anos devido crise no governo anterior e logo após, foi acometida da pandemia do Covid-19.

1.    Existe a lei do incentivo à cultura na cidade?

“Existe sim. O empresário deduz de impostos retidos pelo município, como IPTU e ISSQN. Em caráter emergencial, no ano de 2020, o Governo federal aprovou a Lei Aldir Blanc que foi estratificada e a secretaria do município criou um edital de simples execução para manutenção de artistas e espaços culturais na cidade”.

A lei de incentivo à cultura funciona com uma troca entre comerciantes e projetos. Pessoas físicas e jurídicas tem a opção de patrocinar apresentações, como shows, feiras de livros, peças teatrais, museus, circo, artistas de rua, entre outros. Apoiadores e parceiros dos projetos, como forma de benefício, podem abater no imposto de renda 4% a 20%, usando esse valor total ou parcial para apoio doado ao projeto.

2.    Como é feita a conscientização e incentivo ao patrocínio de projetos culturais na cidade?

“A meu ver, não há ações e conscientização e incentivo para captar esses patrocínios. Neste caso cada proponente e produtor é um importante agente, pois é ele quem leva as propostas e faz acontecer os resultados a cultura bem como para as empresas patrocinadoras”.

3.    Por que é interessante para os empresários o patrocínio de projetos culturais?

“Quando um empresário pratica patrocínio cultural (neste caso incluo até pela iniciativa privada) ele acaba trabalhando pelo fomento a cultura da nossa região, essa movimentação acaba criando outra movimentação: a econômica. Uma cidade que tem ações artísticas e culturalmente aquecidas é um município promissor social e financeiramente, atrai mais projetos, empresas, e consumidores por que ganha destaque regional”.

4.    Como incentivar mais os comerciantes e conseguir mais patrocínios para artistas da região?

“O melhor incentivo que podemos fazer é o de ter respeito, honestidade, transparência e mostrar resultados para aquela empresa e empresário. Assim aos poucos vamos criando uma cultura de se patrocinar, tanto por renuncias fiscais como pela iniciativa privada”.

Além da questão social, onde a cultura auxilia na educação e aprendizagem das crianças e jovens, formando cidadãos críticos, ela também é o instrumento essencial na constituição da identidade de um sujeito. Entretanto não somente essas coisas se beneficiam da distribuição cultural em uma sociedade. 


Por Dafny Martins 




Comentários

  1. Essa é uma discussão que precisamos realizar para melhorar a qualidade de vida da cidade

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