Gestão da comunicação: Podcast "Fora do Escopo"
Comunicação Empresarial é um
assunto que tem gerado diversas discussões e estudos entre as organizações e
também entre os acadêmicos. Cada organização, instituição ou empresa tem o seu
DNA, a sua articulação, suas estratégias de gerenciamento e modos de se relacionar
com a sua equipe e o seu público. E durante a pandemia, essas organizações
foram afetadas diretamente de maneiras diferenciadas, e nessa área da gestão de comunicação
percebemos mudanças significativas a curto e longo prazo.
Nesse sentido, refletimos sobre essas
questões a partir da análise do episódio 6 do Podcast “Fora do Escopo”: “Gestão
da Comunicação: como usar para melhorar a gestão dos projetos”, lançado no dia
3 de agosto de 2020. O “Fora do Escopo” é um podcast
semanal, mediado pelo Ramon Oliveira, e é característico por trazer temáticas que
giram em torno da pauta de gestão de projetos, de lideranças, gestão de pessoas
e questões relacionadas ao mercado de comunicação, publicidade e marketing.
Nesse episódio, a Laís Araújo,
formada em Design Digital e, atualmente, Gerente de Operações, Pessoas e
Cultura na Agência Ginga; e o Rodolfo Campitelli, atuante na área de Comunicação
Digital, atualmente, sócio e Chief Operating Officer da Bold, vão abordar
alguns pontos interessantes sobre suas experiências na área de gestão de
projetos antes e durante a pandemia, ressaltando os desafios, as
multifuncionalidades exigidas, como também, a importância e o papel de uma
comunicação integrada.
Uma das questões levantadas
refere-se a questão do Home Office, que se tornou obrigatória durante a quarentena,
que, inclusive, ainda está acontecendo. Nesse novo cenário de trabalho, há um
desafio e uma maior demanda de uma gestão comunicacional mais consolidada. Enquanto
muitas empresas já estavam familiarizadas com esse formato, muitas organizações
tiveram dificuldades maiores de adaptação. De acordo com Laís, esse momento
colocou em “cheque” se as empresas estavam preparadas ou não para essa
estrutura e demandou um olhar mais atento para a forma com que a comunicação é realizada
e como o ecossistema daquelas organizações funcionam.
Para Rodolfo, um dos aspectos
mais importantes na execução de uma gestão mais digital é realiza-la com
valores muito sólidos sobre as características das quais vai funcionar. Como
por exemplo, pela falta de conexão e contato físico entre as equipes e o fato
de ter que estar mais emparelhado de ferramentas, valores como confiança e
compromisso são essenciais.
Outra consequência da modalidade
remota é a importância de “exercitar a síntese sem deixar de fora as
informações necessárias”. Já que, esse formato implica uma necessidade maior de
ferramentas e exige uma atenção maior das pessoas, seja com as chamadas de
vídeo, as ligações, e-mails e mensagens no WhatsApp, por exemplo. Dessa forma,
há uma necessidade de organizar melhor essa comunicação, para lidar
operacionalmente de forma mais efetiva, com canais de comunicação mais fluidos
sem sobrecarregar desnecessariamente os indivíduos. Segundo Rodolfo, a
multifuncionalidade já era presente, mas, remotamente, se exige uma capacidade
de foco muito maior, gerando uma carga de ansiedade e expectativa num momento
adverso e delicado. Por isso, a importância de uma reestruturação do fluxo
comunicativo em tempos de crise.
Além dessas questões, os dois apontam
sobre a realidade das mensagens instantâneas nas organizações e também nas
relações cotidianas, refletindo se há maneiras de equalizar a sensação de
ansiedade e conter o volume de mensagens paralelas para efetivar a comunicação.
Essas e muitas outras questões se fazem presente no cotidiano das organizações
e solicita uma atenção maior para que esse processo se dê de maneira mais
fluida, organizada, comprometida e integrada entre os envolvidos.
Se você gostou e tem interesse sobre o assunto, ouça o episódio completo e acesse o canal: https://open.spotify.com/show/6YgzguWPvCEGyQjBKyHJ6i.
Boa indicação, vamos ouvir.
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