Cultura Organizacional: A Comunicação como Responsável pelo Fortalecimento da Cultura Disney
O
estudo “Cultura Organizacional: A Comunicação como Responsável pelo Fortalecimento
da Cultura Disney”, foi escrito por Bárbara Fisher à Universidade Federal de
Santa Maria, em 2016. Este registro compõe seu Trabalho de Conclusão de Curso
no processo de obtenção do bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas. O
desenvolvimento do documento foi orientado pela Prof. Doutora Maria Ivete T.
Fossá e coorientado pela, então doutoranda, Patrícia F. Pichler.
O
trabalho aborda a Comunicação e a Cultura Organizacional em função do
desenvolvimento e abrangência da Disney Company e seus cast members (CM).
Tal denominação, traduzida, significa Membros do Elenco; uma nomenclatura
criada por Walt Disney, a qual engloba todos os funcionários da companhia. Fisher
baseia seu estudo em um questionamento base: “quais as ações comunicacionais
utilizadas pela Disney para o fortalecimento da cultura organizacional junto a seus
funcionários temporários?”. É válido ressaltar que a estudante foi instigada
por sua própria inserção como componente da instituição.
Assim
como explicita Fisher, indivíduos que puderam conhecer a incomparável organização
“criadora de sonhos” se surpreendem com a “magia” de seus parques e em como todos
aparentam-se de forma indescritivelmente feliz - inclusive e sobretudo seus
trabalhadores. Há relatos de turistas que, ao se depararem com algum imprevisto,
são surpreendidos pelo esforço e mobilização interna dos funcionários em
reparar a situação e fazer com que fiquem alegres novamente. A estudante cita
como influenciador significativo desta imagem o contato funcionário-organização
através do processo intenso de treinamentos.
A
autora dos registros entrevista e aplica questionários a ex-CM e é perceptível
a admiração e encanto pela organização ou fundador. Além disso, é preciso
relevar que a companhia abrange mais de 60 mil funcionários. “Essa conexão emocional
criada através da magica e das histórias vai muito além do sentimento criado
entre guest e organização, mas é um grande fomentador da cultura organizacional
da Disney entre os cast members. Todos os CM realmente vivem as
histórias que são transmitidas a eles e que eles transmitem aos convidados”
(Fisher, 2016).
Obs.
aos interessados nesta análise: Esta é uma leitura leve e divertida. Fisher
insere imagens reais do processo de treinamento, estratégias que trazem uma
relação mais íntima e compreensiva do conteúdo, pois o leitor quer sempre saber
mais detalhes sobre o processo e a experiência de estar inserido neste
espetáculo global. Além da fluidez, é possível perceber, na prática, como uma
grande organização compõe seu sistema interno para compor sua imagem
interna-externa.
Por: Maria Clara Ribeiro Silva
Boa indicação!
ResponderEliminar