Cultura Organizacional: A Comunicação como Responsável pelo Fortalecimento da Cultura Disney


O estudo “Cultura Organizacional: A Comunicação como Responsável pelo Fortalecimento da Cultura Disney”, foi escrito por Bárbara Fisher à Universidade Federal de Santa Maria, em 2016. Este registro compõe seu Trabalho de Conclusão de Curso no processo de obtenção do bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas. O desenvolvimento do documento foi orientado pela Prof. Doutora Maria Ivete T. Fossá e coorientado pela, então doutoranda, Patrícia F. Pichler.

 

O trabalho aborda a Comunicação e a Cultura Organizacional em função do desenvolvimento e abrangência da Disney Company e seus cast members (CM). Tal denominação, traduzida, significa Membros do Elenco; uma nomenclatura criada por Walt Disney, a qual engloba todos os funcionários da companhia. Fisher baseia seu estudo em um questionamento base: “quais as ações comunicacionais utilizadas pela Disney para o fortalecimento da cultura organizacional junto a seus funcionários temporários?”. É válido ressaltar que a estudante foi instigada por sua própria inserção como componente da instituição.

 

Assim como explicita Fisher, indivíduos que puderam conhecer a incomparável organização “criadora de sonhos” se surpreendem com a “magia” de seus parques e em como todos aparentam-se de forma indescritivelmente feliz - inclusive e sobretudo seus trabalhadores. Há relatos de turistas que, ao se depararem com algum imprevisto, são surpreendidos pelo esforço e mobilização interna dos funcionários em reparar a situação e fazer com que fiquem alegres novamente. A estudante cita como influenciador significativo desta imagem o contato funcionário-organização através do processo intenso de treinamentos.

 

A autora dos registros entrevista e aplica questionários a ex-CM e é perceptível a admiração e encanto pela organização ou fundador. Além disso, é preciso relevar que a companhia abrange mais de 60 mil funcionários. “Essa conexão emocional criada através da magica e das histórias vai muito além do sentimento criado entre guest e organização, mas é um grande fomentador da cultura organizacional da Disney entre os cast members. Todos os CM realmente vivem as histórias que são transmitidas a eles e que eles transmitem aos convidados” (Fisher, 2016).

 

Obs. aos interessados nesta análise: Esta é uma leitura leve e divertida. Fisher insere imagens reais do processo de treinamento, estratégias que trazem uma relação mais íntima e compreensiva do conteúdo, pois o leitor quer sempre saber mais detalhes sobre o processo e a experiência de estar inserido neste espetáculo global. Além da fluidez, é possível perceber, na prática, como uma grande organização compõe seu sistema interno para compor sua imagem interna-externa.


Por: Maria Clara Ribeiro Silva

Comentários

Enviar um comentário