UMA CONVERSA COM LUCAS FARIA – POR SARA MAIA

Reprodução: Facebook Lucas Faria


Lucas Faria, 24, graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Pitágoras Divinópolis, atua como assessor de comunicação na Organização Religiosa Sacramento de Amor em Divinópolis, Minas Gerais. 


O que faz uma assessoria de comunicação?

Trabalha ligando a voz da organização com o público, também do público para com a organização e entre os setores dentro da própria comunidade por meio da comunicação interna.


Como a assessoria de comunicação onde você trabalha está organizada?

Junto comigo trabalha na parte da comunicação da comunidade a Carol, graduanda em jornalismo pela Faculdade Pitágoras em Divinópolis.  

No caso da Sacramento de Amor, minha responsabilidade maior é para com as duas primeiras funções: transmitir as demandas do público à comunidade e divulgar os conteúdos que a organização visa difundir para as pessoas. Faço isso por meio do controle das redes sociais. Já a Carol, cuida mais da parte comunicação interna e de passar para mim aquilo que precisa ser transmitido para o público.


Como tem sido trabalhar com a comunicação neste tempo em que se tem uma multiplicidade de plataformas digitais?

Quando eu cheguei na organização a assessoria já tinha se adaptado aos mais variados formatos, mas ainda é complexo mantê-los. A comunidade tem um canal no Youtube onde são postados vídeos de palestras, novenas, matérias jornalísticas dos trabalhos desenvolvidos pela comunidade e the movies. Tem também um site onde são colocadas mais informações sobre os eventos que serão realizados, além de matérias jornalísticas tratando sobre os projetos sociais e de espiritualidade desenvolvidos. Ainda tem o Instagram onde são realizadas lives, divulgação dos eventos e as demais publicações interativas e informacionais. A página do Facebook é vinculada ao perfil do Instagram e só recebe algumas das publicações que são colocadas nesse meio. Por fim, a Sacramento tem também o WhatsApp para cada setor: do público para falar com a comunicação (inscrição dos eventos e outras informações), para o fundador mandar as informações e as demandas internas. Mas, nesse caso a responsabilidade é da Carol, bem como também do controle do site.


Tem algum caso que o marcou muito que ele possa compartilhar? 

Uma publicação que fizemos denominada: #SEXTOU. Foi uma postagem de um vídeo no Instagram voltado para o humor e que acabou atingindo muitas pessoas. Tivemos um ótimo engajamento e retorno ao demonstrar um lado mais informal da organização. Permitiu a aproximação com o público que respondeu de forma muito positiva por meio das variadas formas de interação. 


Por fim, como tem sido trabalhar na organização e que experiência você poderia compartilhar como forma de contribuição?

Tem sido uma experiência muito nova e agradável. Antes trabalhava com Traid Marketing e Desing e era muito puxado, pois existia uma forte pressão em torno de mostrar os resultados de vendas. Já na assessoria tem sido bem mais tranquilo pelo serviço que presto e também porque desde que estava na faculdade eu já tinha vontade de trabalhar com a comunicação religiosa. Somado a isso, tem sido muito gratificante, pois tenho recebido um feedback muito positivo tanto interno, quanto externo. Como conselho eu diria que o melhor caminho é fazer estágios, pois assim vai ampliando os horizontes e também você vai descobrindo melhor com o que se identifica e qual é seu ponto forte. 

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