Sobre uma marca - McDonald's

 

Por Poliana Carvalho

McDonald 's Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 37 mil pontos de venda. Possui sede nos Estados Unidos, tendo começado em 1940 como uma churrascaria pelos irmãos Richard e Maurice McDonald. Em 1948, transformaram a churrascaria em  uma lanchonete que vendia hambúrgueres por 10 centavos cada, que usava os princípios de uma linha de produção. O empresário Ray Kroc, que vendia máquinas de de milk-shake (sem muito sucesso), ingressou na empresa como franqueado em 1955, mas teve um ideia a qual os irmãos não abraçaram, então comprou a cadeia de restaurantes dos irmãos McDonald e expandiu a rede para todo o mundo. 

O McDonald 's tem como importância a comunicação interna, pois acredita que é tão importante quanto aos seus consumidores. É investido constantemente na utilização de ferramentas que ajudam a promover a comunicação com os colaboradores e como no desenvolvimento de novos produtos nesta área. Considera que a comunicação é fundamental para incentivar os funcionários a terem uma melhor produtividade.


Quanto a comunicação externa do McDonald 's para o público consumidor é veiculada em mídias como a televisão, rádio, jornal, revistas e sites na Internet. Possui também publicações como folhetos explicativos e lâminas de bandeja distribuídos nas lanchonetes franqueadas.



O marketing do McDonald 's é de forma humanizada no quesito de entender o público alvo e atender em um todo. Pensa na praticidade, em pequenas pausas do trabalho ou um lanche rápido para viagem. Sem contar com os atrativos infantis.

O conteúdo é bastante instigante e atrativo, de forma que o consumidor visualiza e já se interessa em experimentar. Assim, quando entre em contato com o cardápio, a loja ou um outdoor sempre contém itens agregados ao produto de lançamento, de forma que fique um lanche completo e o consumidor acabe pagando mais.

Mesmo com ataques do segmento de alimentação saudável, a empresa pensou em produtos para esse nicho além de se resguardar com informações nutricionais.


Comentários