As reuniões one-on-one nas equipes do Spotify


 Por Guilherme Gomes Noronha

As reuniões one-on-one nas equipes do Spotify

As reuniões one-on-one são reuniões realizadas entre o gerente de equipe e cada membro individualmente. 
Elas contribuem para a melhora na comunicação dentro da empresa, ao proporcionar um contexto de integração e acolhimento. É apresentado a seguir um caso de estudo feito dentro do Spotify, aproveitando o assunto que desenvolvi no meu projeto de pesquisa, a respeito da aplicação da metodologia de reuniões one-on-one.

COHEN (2015) descreve como foi sua experiência com as reuniões one-on-one ao entrar como gerente no Spotify. Segundo o autor, era preciso estabelecer um relacionamento pessoal com as pessoas de sua equipe. Porém as reuniões não estavam sendo efetivas o suficiente. Dentre os motivos listados por ele, está a questão de que a maior parte de sua equipe já detinha um nível de senioridade alto, sendo difícil compartilhar conhecimento técnico. 

A partir de conversas com outros dois colegas de trabalho, que também eram líderes de equipe, Cohen pôde combinar e refinar os métodos aplicados nas reuniões one-on-one construindo objetivos para uma maior efetividade. Dentro os objetivos, destaca-se os seguintes:

  • Um lugar seguro para discussão de questões sensíveis e para fornecer feedback.
  • Discutir sobre plano de carreira, ajudando a atingir os objetivos junto ao membro da equipe.
  • Refletir sobre questões na equipe, como conflitos, autonomia, motivação e outros problemas.
  • Discutir sobre o foco e visão do produto, fornecendo aos membros um direcionamento.

A partir da aplicação dos pontos levantados, COHEN (2015) destaca que as reuniões one-on-one tornaram-se muito mais efetivas, contribuindo para uma melhora significativa no seu trabalho como gerente.


COHEN, S. N.A 101 on 1:1s. 2015. Disponível em: <https://engineering.atspotify.com/2015/12/16/a-101-on-11s/>. Acesso em: 28 de mar. de 2021.

Comentários

  1. Gostaria de saber mais sobre essa ferramenta e seu uso com o trabalho remoto na pandemia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário