Resenha Livro: Não existe gestão sem comunicação
Por Virgínia Rabelo
No livro “Não existe gestão sem comunicação” o autor Daniel Costa disserta sobre os problemas de comunicação que as empresas possuem, e faz reflexões sobre como ajusta-las, e destacando a importância do endormarketing dentro das empresas e com seus colaboradores.
Inicialmente Costa explica sobre a diferença entre motivação, é a atitude para iniciar um projeto, que acaba se ligando ao passado e o engajamento, que é a força para terminar algo bem feito. Também explica que para o colaborador continuar empenhado, não se discorre por meros eventos que ocorrem casualmente, como bolos para os aniversariantes do mês, ou jantares no final do ano, mas o motivo do interesse permanecer, e enxergar um futuro na empresa são causados pela boa comunicação entre o líder e o empregado, explica que o engajamento não se faz por indicadores de qualidade, mas sim por comunicação entre os trabalhadores.
Posteriormente Daniel Costa ressalta que não adianta transmitir uma grande quantidade de informação para o colaborador e não conseguir reter os dados passados. E que uma forma para realizar o engajamento é antes de encantar seus clientes encante sua equipe de trabalho, e começará a ver o futuro da empresa.
O autor destaca também que a comunicação deve ser feita entre os trabalhadores de forma ampla na empresa, dependendo de boas práticas específicas de gestão, e não poderia ser diferente, já que segundo ele toda empresa é como uma máquina complexa, que depende do funcionamento adequado de todos os seus setores. E segundo Costa, para aperfeiçoar o desempenho e alcançar resultados cada vez melhores, diz também que a gestão empresarial, é um conceito abrangente, e a mudança deve começar pelos líderes. Muitos gestores trabalham principalmente para seus superiores, assim deixando de lado o gerenciamento da equipe, e não desenvolvendo seus talentos incentivando-os a terem um desempenho superior, afirma o autor.
O autor informa também que a empresa deve ouvir os colaboradores, para realizar uma melhor integração, e mantê-los informados sobre sua missão e valores. Pois não adianta realizar grandes movimentações apenas para boas notícias, mas também dar um parecer negativo, que não deixa de ser um feedback necessário, pois mostra os pontos em que o funcionário precisa melhorar. Como um comportamento inadequado, ou algo que acaba afetando negativamente o seu desempenho no dia a dia de trabalho. Inclusive salienta que quando o colaborador possui duvidas ou decide informar algo o ideal a ser feito, o líder deve focar no que o colaborador tem a dizer, assim demonstrando que ele possui interesse no que irá ser falado, e está aberto para receber opiniões, incentivando inciativas como essas.
Ademais, Costa disserta que os meios em que a comunicação deve ser realizada precisam se correlacionar, se uma notícia é transmitida através de um painel, ela pode ser continuada através de todos os meios de comunicação da empresa, para assim deixar os colaboradores informados. Porém, ao desenvolver um comunicado interno eficaz para os funcionários, é necessário fazer isso de maneira planejada, com objetivos bem definidos e levando em conta aspectos como a linguagem, o formato e a assertividade da mensagem. Segundo ele, envolver os funcionários nos processos, acontecimentos e estratégias da empresa, através dos comunicados internos, influenciam diversos fatores que se refletem em ganhos para a corporação , como o engajamento, a satisfação, autonomia, produtividade e o comportamento dos colaboradores.
Costa conclui que a estratégia para uma empresa ter uma comunicação efetiva é tornar a comunicação mais acessível, e deixar os gestores mais comunicadores com seus colaboradores, e saber utilizar de forma satisfatória as estratégias dos meios de comunicação.
COSTA , Daniel. Não_existe_gestão_sem_comunicação: como conectar endomarketing, liderança e engajamento. Porto Alegre: Dublinense, 2014
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