Resenha e Indicação filme "O Candidato" (1972) - Por Flávio Luiz
Na ótica cinematográfica, há diversos filmes que tratam sobre a comunicação e também mostram a perspectiva da imprensa e seu poder de persuasão perante o público. Há outros que mostram também as maneiras que a publicidade pode ajudar com a imagem pública de um candidato. Um filme que se encaixa nessas características é "O Candidato", que foi produzido em 1972, dirigido por Michael Ritchie e é protagonizado pelos atores Robert Redford, que interpreta Bill McKay e Peter Boyle, interpretando Marvin Lucas.
No filme, é abordado um contexto de eleições norte-americnas para o Senado, no qual os eleitores deveriam escolher entre Bill McKay, novato na área, sem muitas chances de vitória, e Crocker Jarmon, que possuía bagagem e experiência política por ter governado o estado da Califórnia por 18 anos consecutivos. Tudo levava a crer que Crocker sairia vitorioso, inclusive, pessoas próximas de Bill o diziam que ele não teria chances contra o adversário.
No entanto, com o desenrolar da trama, Bill é assessorado por uma equipe de pessoas relacionadas ao marketing, que fizeram campanhas para ele, de forma a melhorar sua imagem perante os eleitores. Bill passou a ir em eventos públicos e outras campanhas para aumentar suas chances de ganhar, mas ele próprio não possuía conhecimento em áreas como segurança, para fazer um bom mandato como senador. Pensando nisso, Lucas e outros assessores de Bill o recomendaram a usar uma técnica, criada por eles, chamada de "plano dos cinco itens", que Bill passou a usar contra as indagações dos jornalistas.
Ao fim, contradizendo todas as expectativas de que Crocker seria vitorioso mais uma vez, Bill vence a eleição para senador, através, lógico, de todo o aparato persuasivo criado por seus assessores, que usou técnicas comunicativas para se expressar ao público e ganhar seus votos. Com base no que é apontado nesse filme, podemos perceber, mais uma vez, a importância da comunicação na sociedade. Fica visível que ela foi a responsável por colocar Bill em seu cargo, e que, por meio de uma comunicação externa consistente, é possível criar e compartilhar ideias acerca de um determinado produto ou pessoa, mesmo que, no caso do filme, não fosse realmente o que se dizia.
O filme, por ser bem antigo, e não muito conhecido, não se encontra disponível em serviços de streaming online, mas pode ser alugado através da internet ou outros meios. Recomendo o filme para quem tem o desejo de ver, 'na prática', o poder conferido pela publicidade, para moldar a imagem e reputação de uma pessoa, sob a perspectiva da comunicação, tão presentes no jornalismo.
Por Flávio Luiz Santana Vasconcelos
Boa indicação!
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