Rebranding: de Boca Rosa a Bianca Andrade

Por Gabriela Santos


 


            Em 2011 entrou para o Youtube o canal Boca Rosa, criado por Bianca Andrade para falar sobre maquiagem. Na época Bianca tinha apenas 16 anos e morava na comunidade do Rio de Janeiro, Complexo da Maré. Hoje, aos 26, a jovem já é dona de sua própria linha de maquiagem que recebe o mesmo nome de seu canal. Somente em 2020 ela faturou R$120 milhões com sua empresa.

A Boca Rosa Beauty foi lançada por Bianca em 2018, quando a então youtuber já havia consolidado seu número de seguidores e era considerada uma das maiores blogueiras de maquiagem do Brasil. A comunicação de sua marca de beleza sempre veio associada a sua imagem pessoal, o próprio nome escolhido para a linha era como seu público a chamava na época.

Na trajetória de Bianca até tornar-se a empresária que é hoje, a blogueira passou por diversas gestões de crise da sua imagem, sendo a maior em 2020, após passar pelo Reality de Show Big Brother Brasil e ganhar rejeição do público por conta de polêmicas dentro da casa.

Bianca Andrade, depois de sua participação no Big Brother Brasil, passou por um rebranding de sua marca e identidade. Nesse momento a blogueira investiu em sua Marca Pessoal, pois ela percebeu que seu público a conhecia apenas como a Boca Rosa. A partir desse processo, com projetos onde a empresária se posicionou como “A Bianca”, sua marca foi fortalecida e os consumidores se aproximaram pelo storytelling criado.



Confira 4 estratégias da Bianca no processo de Rebranding de sua Identidade Pessoal e Imagem da Marca:

  1. Se posicionar como empreendedora:


Ao se desvincular da imagem “Boca Rosa” e criar a identidade “Bianca” a jovem trouxe em suas postagens em redes sociais e entrevistas seu perfil empreendedor, mais que uma blogueira ela virou uma empresária.


  1. Investir no Storytelling:


Todo planejamento de conteúdo onde ela reposicionou como “Bianca Andrade” foi pensado estrategicamente criando um storytelling que envolvesse sua audiência e contasse uma nova história.


  1. Alinhar os “pedidos” da audiência:


Além de interagir com seu público sobre seu produto, as críticas e pontos positivos apontados por seus seguidores foram levados em conta no rebranding.


  1. Trabalhar a imagem visual:


Bianca investiu no último ano tanto em um novo design para seus produtos como em um novo visual, desde outro corte de cabelo até um padrão diferente nas suas roupas.


Comentários