Reclame Aqui: o jantar da Vingança
Por Wilker Duarte
Imagine ser convidado para um jantar em um restaurante e o garçom trazer os pedidos errados e demorar uma eternidade para atender. Foi isso o que aconteceu com alguns executivos no vídeo "O Jantar da Vingança", produzido em 2016 pelo site Reclame Aqui.
As empresas representadas pelos convidados do jantar possuíam as piores reputações do site, que avalia as mesmas com base nas respostas que elas dão aos consumidores e na porcentagem de soluções satisfatórias apresentadas.
O site Reclame Aqui surgiu em 2000 e presta um serviço gratuito onde consumidores insatisfeitos podem reclamar dos serviços das empresas e essas podem responder aos reclamantes. O site avalia as empresas pelo atendimento e mostra a reputação delas de acordo com o grau de satisfação que dão aos clientes e o número de reclamações existentes.
Com 21 anos de existência, o Reclame aqui Tem uma abordagem fortemente baseada na reputação das empresas e funciona até como um termômetro. Consumidores que querem saber se uma empresa é confiável fazem pesquisas no site antes de comprar ou contratar algum serviço. De acordo com o próprio site, são cerca de 16 milhões de acessos diários, fazendo com que seja o quinto site mais acessado no país.
Nascido da insatisfação de seu fundador com o serviço de uma empresa aérea, mais precisamente com a falta de resposta sobre a qualidade do serviço prestado, o Reclame Aqui mostrou a força que o consumidor tem quando coloca em cheque a reputação de uma empresa em um espaço público e de amplo alcance.
O vídeo "O Jantar da Vingança" pode ser visto no link:
https://youtu.be/h7vjS_K0LdU
Reclame aqui é um tema bem interessante para pensar a imagem corporativa das empresas, hoje
ResponderEliminar