QUERER GELO, MAS NÃO ENCHER A FORMINHA - Por: Maria Eduarda Salgado
Endomarketing: propósito no coração e
estratégia na cabeça, é o título do 304° episódio do Podcast-se, programa do
Comunique-se sobre comunicação corporativa, assessoria de imprensa e marketing
digital, apresentado por Cassio Politi, que nessa edição teve como participação
especial, o CEO da BWG, Daniel Costa.
Cassio e Daniel iniciam o programa
falando sobre confiança, que seria o elemento que faz a conexão entre a empresa
e o público. De acordo com Daniel, essa ação é realizada de dentro para fora,
sendo a confiança, o atributo fundamental que garante que o colaborador viva
dentro de casa essa experiencia efetiva do cliente.
É pontuado que, quanto mais confiamos,
menos controlamos, e que ao olharmos para economia das nações vemos o reflexo
disso, pois quando o índice de confiança das pessoas em seus lideres é grande,
elas se encontram mais propensas a pensar no coletivo e a colaborar, deixando
as competições sem espaço.
Daniel também afirma que, mais
importante do que comunicar o que faz, é fazer o que se comunica, pois dessa
forma a empresa coloca seus valores em prática sem brechas para possíveis críticas.
Ao ser questionado até que ponto a
comunicação resolve problemas de uma empresa, Daniel disse que:
“Deus não faz banner e comunicação
interna não faz milagre”
O endomarketing não resolve problemas de
gestão, ele é uma ferramenta de marketing institucional. Problemas de
comunicação podem ser resolvidos pela equipe de comunicação, mas problemas de
gestão, só podem ser resolvidos pela equipe de gestão, se o ambiente não é
favorável a esse contexto, então a comunicação interna não funciona.
Esse é um processo que depende
fundamentalmente do entendimento de que a empresa e seus colaboradores precisam
praticar os seus ideais, pois se a comunicação falha, é responsabilidade das
pessoas, afinal elas deixam de se comunicar, quando na verdade deveriam estar
se comunicando a fim de uma resolução.
“As pessoas que se sentem mal informadas
na empresa, não se sentem responsáveis por melhorar. É como todos de uma
família quererem gelo, mas ninguém encher a forminha” diz Daniel.
Vale também pensar a diferença existente entre o Endomarketing, comunicação interna e comunicação no contexto das organizações
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