QUERER GELO, MAS NÃO ENCHER A FORMINHA - Por: Maria Eduarda Salgado

 



    Endomarketing: propósito no coração e estratégia na cabeça, é o título do 304° episódio do Podcast-se, programa do Comunique-se sobre comunicação corporativa, assessoria de imprensa e marketing digital, apresentado por Cassio Politi, que nessa edição teve como participação especial, o CEO da BWG, Daniel Costa.

   Cassio e Daniel iniciam o programa falando sobre confiança, que seria o elemento que faz a conexão entre a empresa e o público. De acordo com Daniel, essa ação é realizada de dentro para fora, sendo a confiança, o atributo fundamental que garante que o colaborador viva dentro de casa essa experiencia efetiva do cliente.

   É pontuado que, quanto mais confiamos, menos controlamos, e que ao olharmos para economia das nações vemos o reflexo disso, pois quando o índice de confiança das pessoas em seus lideres é grande, elas se encontram mais propensas a pensar no coletivo e a colaborar, deixando as competições sem espaço.

   Daniel também afirma que, mais importante do que comunicar o que faz, é fazer o que se comunica, pois dessa forma a empresa coloca seus valores em prática sem brechas para possíveis críticas.

   Ao ser questionado até que ponto a comunicação resolve problemas de uma empresa, Daniel disse que:

“Deus não faz banner e comunicação interna não faz milagre”

   O endomarketing não resolve problemas de gestão, ele é uma ferramenta de marketing institucional. Problemas de comunicação podem ser resolvidos pela equipe de comunicação, mas problemas de gestão, só podem ser resolvidos pela equipe de gestão, se o ambiente não é favorável a esse contexto, então a comunicação interna não funciona.

  Esse é um processo que depende fundamentalmente do entendimento de que a empresa e seus colaboradores precisam praticar os seus ideais, pois se a comunicação falha, é responsabilidade das pessoas, afinal elas deixam de se comunicar, quando na verdade deveriam estar se comunicando a fim de uma resolução.

   “As pessoas que se sentem mal informadas na empresa, não se sentem responsáveis por melhorar. É como todos de uma família quererem gelo, mas ninguém encher a forminha” diz Daniel.

 

 

Comentários

  1. Vale também pensar a diferença existente entre o Endomarketing, comunicação interna e comunicação no contexto das organizações

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