RESENHA ARTIGO - A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTERNA E DOS FEEDBACKS GERENCIAIS - POR SARA MAIA
No artigo intitulado ‘A importância da comunicação organizacional interna e dos feedbacks gerenciais’, Daiane Monique Lima de Barros e Nailton Santos de Matos (2015) tratam da comunicação organizacional como área estratégica para atingir os objetivos. Buscam compreender até que ponto os feedbacks gerenciais influem na visão de funcionários e gestores no desempenho da instituição. Para isso, realizaram uma pesquisa dentro da sede da empresa multinacional YZ localizada em São Paulo. Foi aplicado um questionário de 13 questões para o setor de Recursos Humanos que conta com 33 funcionários, dentre eles, 11 gestores e 22 funcionários. Portanto, o artigo trata-se de uma abordagem de caráter qualitativo e quantitativo.
Barros e Matos (2015) a princípio abordam sobre a necessidade de possuir uma comunicação bem gerida e planejada. Nesse sentido, como se trata de uma área estratégica, se assim for feito trará benefícios para organização como um todo. Todavia, esclarecem que há finalidades diferentes. Enquanto a comunicação institucional visa construir e manter uma boa imagem da organização perante o público externo, a comunicação mercadológica tem como objetivo divulgar produtos e serviços a fim de aumentar as vendas e fidelizar clientes. Já a comunicação interna, trata diretamente de assegurar o estável relacionamento dos funcionários (BARROS; MATOS, 2015).
No processo comunicativo uma parte importante segundo Barros e Matos (2015) é o feedback, palavra inglesa que significa alimentar de volta. Esse processo se trata de um retorno quanto ao que foi apresentado e contribui para avaliar possíveis correções ou identificar o que está certo. Assim, permite que a organização seja direcionada para o caminho a ser trilhado, tendo em vista atingir o destino almejado. Contudo, Barros e Matos (2015) destacam que é necessário que o gestor se prepare com antecedência para ser o mais claro e objetivo possível. Isso porque a aplicação do feedback interfere diretamente na motivação ou desmotivação do funcionário.
Tendo em vista, investigar se todos esses pontos teoricamente tratados são valorizados pelos funcionários da empresa escolhida foi aplicado o questionário. 100% dos gestores e 86% dos funcionários responderam que a comunicação dentro da organização é um ponto vital para o bom funcionamento do negócio. Para 82% dos funcionários e 73% dos gestores a comunicação integra os funcionários ao ponto de influenciar sobre os resultados da empresa. Esses resultados confirmam o que expôs Kunsch (2009) citado por Barros e Matos (2015) ao afirmar que cada vez mais a comunicação é fundamental para o avanço de uma organização, tanto no quesito de vendas, como de organização interna e engajamento.
Além desses dados foi demonstrado também que o feedback é um fator que influencia na motivação dos funcionários para 91% dos gestores e 86% dos funcionários. A respeito da influência que ele exerce no desempenho ambos somaram 91%.
Pôde-se perceber portanto, que os dados obtidos estão em sintonia com o que teoricamente foi tratado. Também fica evidenciado que há um avanço na compreensão da importância de se ter uma boa comunicação interna para o desenvolvimento de uma organização. Por fim, foi revelado que para funcionários e gestores o feedback é uma ferramenta importante.
Referência:
BARROS, Daiane; MATOS, Nailton. A importância da comunicação organizacional interna e dos feedbacks gerenciais. Revista de Administração, Rio Grande do Sul, v. 13, n. 23, 2015, p. 3-20. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeadm/article/download/1553/1961. Acesso em: 22 fev. 2021.
Muito bom seu texto
ResponderEliminar