Entrevista com Cecília Lacerda, consultora Mary Kay - FLÁVIO LUIZ
Para ser uma pessoa sucedida dentro de uma empresa ou organização, e conseguir manter com o público uma boa relação, de modo a priorizar a imagem e reputação da organização, são precisos alguns métodos e táticas, no âmbito da comunicação integrada e comunicação mercadológica. Para entender essa e outras questões que rodeiam o mundo das vendas de produtos, e os meios para se obter sucesso nesse ramo, chamamos para uma conversa Cecília Lacerda, que se tornou uma consultora e revendedora dos produtos de beleza da empresa americana Mary Kay.
A empresa Mary Kay, que é voltada para a venda de cosméticos, foi fundada nos Estados Unidos em 1963 por Mary Kay Ash. Cecília, que mora em Divinópolis, também é professora, e conta sua trajetória para se tornar uma consultora dessa marca:
"A vice-diretora da E.E. Joaquim Nabuco, me ouvindo falar que necessitava de uma renda extra para ajudar meu filho, e [considerando que] por eu não ser de Divinópolis, eu não estava conseguindo uma nova oportunidade em escolas, ela me ofereceu essa oportunidade [ser consultora]. Aceitei no mesmo dia, cadastrei e fiz a primeira compra".
A consultora explica que, assim que é feito o cadastro, você se torna um consultor de vendas independente Mary Kay. Ela também conta que, dentro dessa empresa, você se torna um empresário e é você quem faz seus próprios horários, trabalhando sem ter um chefe. Frisa também que trabalhar individualmente é uma coisa difícil para a maioria dos brasileiros, pois foram condicionados a ter uma carteira de trabalho e/ou passar em um concurso público, e isso, unido com nossa cultura, tornaria complicado lidar com a 'meritocracia', coisa que seria encarada mais normalmente nos EUA.
Após esse contexto, fiz algumas perguntas a ela, sobre gestão da marca e relação com os clientes:
1) Como os funcionários podem ter ascensão dentro dessa empresa?
"Quanto à ascensão, é bastante diferente do que conhecemos como empresas do mundo corporativo. Não é necessário que um diretor aposente, saia, etc para gerar uma vaga.
Todos podem se tornar diretores, há vagas para todos que desejarem, o tempo para se tornar um diretor também é o tempo de cada um.
A velocidade, vai depender da sua decisão e trabalho, tudo é meritocracia".
2) Há algumas táticas para vender mais facilmente os produtos?
"Nesta multinacional temos o código de ética e o tripé criados pela sua fundadora, Sra. Mary Kay Ash, que é: Deus em primeiro lugar, Família em segundo lugar e Trabalho em terceiro lugar.
Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.
Então nós fazemos as sessões como forma de realçar a beleza externa e elevar a auto estima e a venda pode ocorrer ou não.
Na verdade é um relacionamento".
3) Há algum método para falar com o público? Quais meios de comunicação são utilizados?
"O método que eu utilizo é olhar para a pessoa, independente do gênero, e imagino que na testa dela tem uma placa escrita "'faça me sentir importante'.
Ouvir mais do que falar.
Estou engatinhando quanto aos meios de comunicação, aprendendo e discortinando a cada dia o Instagram, Facebook, Whatsapp".
4) Qual conselho você daria para quem quer ser um consultor de sucesso?
"Para ser um consultor de sucesso, prometa algo e entregue mais.
Mary Kay é 'rosa e lindo', mas é trabalho.
Você tem que estar presente todos os dias.
Quem é visto é lembrado".
Cecília possui um contato WhatsApp, pelo qual responde seus clientes em uma conta comercial. Nele, ela pode fortalecer o vínculo da empresa com o público, assim como também faz através do Instagram e Facebook.
Portanto, com esse depoimento de Cecília Lacerda, fica evidente que manter uma boa relação com o cliente, tratando-o como prioridade, pode te ajudar nas suas vendas. Essa relação contribui com a reputação e imagem da empresa e, consequentemente, torna a comunicação mercadológica algo mais palpável. Assim, possibilitando uma excelente comunicação interna e externa, para o sucesso da marca e de seus funcionários.
POR FLÁVIO LUIZ SANTANA VASCONCELOS
Comentários
Enviar um comentário