Entrevista com Alessandra Frazão

 

Por Ana Lemes

Alessandra Frazão, 31 anos, é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Alessandra já trabalhou como Assessora de Comunicação e atualmente trabalha como Estrategista de Comunicação e Marketing. Ela nos conta um pouco mais sobre a sua trajetória e sobre sua profissão

1-Como foi a sua experiência trabalhando com assessoria?

O início da minha carreira foi toda voltada para assessoria de comunicação, tanto que minha pós-graduação é em assessoria de Comunicação e Imprensa. Meu primeiro estágio foi na prefeitura da minha cidade, foi lá que aprendi muitas coisas de assessoria política e de comunicação. Logo após o término da gestão, fui convidada para atender algumas instituições na parte de Assessoria de Comunicação e Marketing Digital. Com o passar do tempo resolvi abrir uma empresa com mais alguns amigos voltada para Comunicação Digital Política onde durante 5 anos me ajudou a construir uma base de contatos, ensinamentos e que me fez ter ainda mais bagagem e paixão por comunicação, estratégia e marketing digital. Após o encerramento da empresa, passei a empreender sozinha, hoje sou estrategista digital, conteudista e educadora digital oferecendo consultoria, mentoria e treinamentos voltados para posicionamento, marca pessoal e estratégia. 

2- O que faz uma estrategista de comunicação e marketing?

Um estrategista de comunicação e marketing é aquele profissional que procura definir metas de negócios, métricas, mapeia situações e tendências com objetivo de contribuir com a jornada e resultado do cliente em questão. Um estrategista ajuda na definição do planejamento de melhores estratégias para o digital e muitas vezes, para o offline também.

3- Você ajuda apenas empresas privadas a crescerem no meio digital?

Como empreendedora digital, meu foco é ajudar empreendedores, profissionais liberais e quem mais se interessar em buscar um melhor posicionamento digital por meio de conteúdos e estratégias nas mídias digitais, em especial o LinkedIn que é uma plataforma  que vem crescendo e conquistando adeptos, com consultorias, mentorias, cursos e treinamentos em Comunicação e Marketing Digital. Mas claro, que se uma empresa precisar, atendo também com estratégia e consultoria. 

4-O quão importante é o marketing para as empresas?

A pergunta que sempre faço é: quando você resolve comprar algo, ou procura saber sobre alguma pessoa ou empresa antes de contratar qual a primeira coisa que você faz? Pesquisar na internet não é mesmo? Então hoje a empresa que não estiver no online ou não investir em marketing, está fadada a cair no esquecimento e sumiço. O marketing digital hoje para as empresas, empreendedores e profissionais é de suma importância pois como sempre falo, o digital é um caminho sem volta e a pandemia tratou de reforçar esse caminho rumo ao digital. O ambiente online está crescendo e precisamos acompanhar esse crescimento e aproveitar para ampliar a divulgação, a comunicação e o fortalecimento da marca.

5- O marketing digital tem evoluído nos últimos anos?

Eu digo que o marketing digital, agora, deixou de ser um bebê e passou a ser uma criança de 3 anos. Sempre uso essa analogia para demonstrar que o marketing digital ainda tem muito o que crescer, ser explorado e aproveitado. A pandemia acelerou e muito essa situação e o marketing vem se transformando a cada dia, uma vez que mais usuários estão vindo para o digital e descobrindo um novo caminho de possibilidades. Tem tudo para evoluir ainda mais. Antigamente, o marketing era mais mecanizado, tudo muito mais produzido e roteirizado. Hoje, o digital pede mais humanização, conexão e liberdade de produção e criação. O ambiente online está mudando a cada dia e quem não se atualizar e se preparar, perde oportunidades. 

Comentários

Enviar um comentário