"Do marketing ao Político": um artigo essencial para aprofundar no marketing político - Mateus Tavares
O artigo "Do marketing ao político: Um estudo sobre as estratégias e ferramentas da comunicação no processo eleitoral" é essencial para todos que tem interesse no marketing político, escrito por Maikon Marcelo Ferreia Werner e Clóvis Reis, o projeto foi publicado na Intercom em 2009. A importância desse trabalho se deve ao seu objetivo: condensar a bibliografia de marketing político e eleitoral no Brasil, apresentando seus autores base e suas subdivisões.
Transitando por muitas áreas e assuntos, Werner e Reis abordam desde a retórica, o ato mais tradicional de comunicação política, até ferramentas de marketing propriamente ditas. Os autores destacam que, com a modernização, é necessário cada vez mais se manter atualizado sobre o assunto:
"Constata-se a necessidade, cada vez maior, de se investir em formas práticas e usuais para ampliar o alcance e, consequentemente, o impacto das mensagens políticas. Por se tratar de um conceito caracterizado por ideais, muitas vezes abstratos, a retórica moderna passou a se sustentar em uma ferramenta que a impulsionou para as massas, conferindo-lhe credibilidade e aceitação, configurando-se em um rentável negócio: o marketing político."
Transitando por muitas áreas e assuntos, Werner e Reis abordam desde a retórica, o ato mais tradicional de comunicação política, até ferramentas de marketing propriamente ditas. Os autores destacam que, com a modernização, é necessário cada vez mais se manter atualizado sobre o assunto:
"Constata-se a necessidade, cada vez maior, de se investir em formas práticas e usuais para ampliar o alcance e, consequentemente, o impacto das mensagens políticas. Por se tratar de um conceito caracterizado por ideais, muitas vezes abstratos, a retórica moderna passou a se sustentar em uma ferramenta que a impulsionou para as massas, conferindo-lhe credibilidade e aceitação, configurando-se em um rentável negócio: o marketing político."
O artigo navega por muitos autores e é uma ótima porta de entrada para quem quer se aprofundar, passa por autores como Kuntz, Kotler e Wilson Gomes, essenciais para compreender o contexto do marketing político. Além de abordar de maneira introdutória algumas subdivisões da área, o que pode facilitar uma visualização panorâmica do tema. "Do marketing ao político" cumpre muito bem o seu papel de condensar um tema tão vasto e merece a indicação.
Vamos ler
ResponderEliminar