Comunicação Empresarial
Por Virgínia Rabelo
A comunicação sempre algo de
sumo importância na vida da sociedade e também para as empresas. Principalmente
nos dias atuais, nos quais se vivencia um momento de altas tecnologias e
inúmeras ferramentas disponíveis. Para o sucesso de uma organização, é
fundamental investir em comunicação, seja de forma externa ou interna.
Com a comunicação
empresarial pode-se melhorar a imagem para o publico externo e aumentar
credibilidade do negócio como referencia em sua área, além disso, pode-se
proporcionar uma visão global do negócio para os colaboradores.
É importante destacar que
existem diferentes tipos de comunicação empresarial
(escrita, verbal, interna, externa, vertical, horizontal e diagonal), que devem
ser usados em momentos distintos.
Para isso, é preciso saber
identificar as pessoas receptoras da mensagem, o meio ou local em que elas
buscam por informações, avaliar a complexidade das mensagens a serem
transmitidas. A mensagem deve ser transmitida de forma clara, sem interferência
externas, sendo de fácil compreensão, atingindo a todos envolvidos necessários.
2) A comunicação verbal é
bastante utilizada no dia a dia das empresas. Ela pode ser colocada em prática
através de palestras, reuniões e confraternizações, por exemplo. Vale destacar
ainda que essas são ótimas ações para promover a interação entre colaboradores,
gestores e líderes.
3) A comunicação vertical é
utilizada para a comunicação para os colaboradores que estão em um nível
hierárquico superior, como gestores e líderes, por exemplo. Esse tipo de
comunicação é fundamental para esclarecer o planejamento estratégico e as
diretrizes da empresa
4) A comunicação horizontal
visa informar de forma direta todos os colaboradores, independente do nível
hierárquico em que se encontra. Pode ser utilizado para coordenar atividades de
maneira mais fluida, integrar e compartilhar dados relevantes entre os
integrantes de mesmo nível.
5) A comunicação diagonal
visa uma comunicação Inter hierárquica. Portanto, equipes diferentes, gestores
e diretores recebem o mesmo tipo de informação. Esse tipo de comunicação
interna é ideal para quem busca informar a empresa como um todo sobre novos
projetos, contextualização ou mesmo transmitir mensagens motivacionais.
Uma vez escolhido o tipo de
comunicação empresarial a ser utilizado, é hora de realizar testes e verificar
se realmente a opção foi eficiente. A comunicação é de extrema importância para
o perfeito funcionamento do negócio, já que é por meio dela que suas
operações funcionam corretamente.
Uma boa comunicação dentro
das empresas é sinônimo de produtividade.
Interessante a categorização
ResponderEliminar