Assessoria de imprensa e gerenciamento de crise - Análise baseada no filme Hancock (2008)
Hancock (Will Smith) é um super-herói, que vive em Los Angeles e é totalmente atrapalhado. Ele, que perdeu sua popularidade devido suas tentativas de resgate pouco habituais, salva Ray Embrey (Jason Bateman), um agente de relações públicas, de um acidente. Ray oferece a Hancock uma ajuda para melhorar sua imagem, contudo, a idéia não é bem aceita pela esposa de Ray, que mostra ao marido uma ordem de prisão lançada contra o super-herói. Ray sugere que Hancock se entregue, para dar exemplo e iniciar a mudança de sua imagem perante ao público. Ray acredita que, com Hancock preso, a criminalidade dispararia e, com isso, a população chamaria de volta seu herói.
Assessoria de imprensa e gerenciamento de crise
O Relações Publicas passa a aplicar técnicas de assessoria com a intenção de gerenciar a crise implantada por Hancock. Assim como no "mundo real" o papel dos assessor durante uma crise é fundamental. Como o próprio Ray menciona no filme, o assessor tem como responsabilidade cuidar de imagens e, principalmente mantê-la, além da postura perante as crises que aparecem.
“Cuido da imagem, mudo a maneira que as pessoas veem os produtos, as empresas, as pessoas (...)" - Ray
Portanto, evitando um maior fracasso da imagem de Hancock, Ray obteve um papel de grande importância. Usando técnicas, o profissional salvou uma reputação, vale ressaltar que o trabalho não foi (e não é!) fácil. O super-herói atrapalhado, sem educação e sem postura, passa a ser querido por muitos, isso porque ele permitiu ser assessorado.
Inicialmente, foi usado o método da prisão, isso é, a alternativa de prender Hancock para que, a criminalidade aumente e consequentemente a sociedade passe a sentir falta dos seus trabalhos.Outra estratégia foi a mudança de aparência, ele que antes se vestia similar à um andarilho, passa a usar uniformes, cortar cabelo e fazer a barba. Com a transformação, Hancock deixa de ser odiado e passa a ser amado pela população de Los Angeles.
Só faltou nos cotar quais técnicas foram usadas para salvar a reputação
ResponderEliminar