Análise Crítica sobre o aplicativo: Microsoft Teams na Pandemia
Fonte: Imagens Google
O aplicativo Microsoft Teams é um aplicativo da empresa Microsoft, foi lançado em novembro de 2016 e criado a fim de unir pessoas e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento e engajamento das equipes corporativas. Trata-se de um local onde é possível fazer reuniões on-line, gravações, anexo e edição de documentos e muito mais. Além disso, o aplicativo serve como nuvem ao armazenar os dados e documentos colocados e está acoplado com o Office 365, também da empresa Microsoft, o que possibilita os usuários a utilizarem ferramentas como o Word, PowerPoint e outras ferramentas dentro do próprio aplicativo. Há a versão gratuita e a versão paga que conta com mais recursos disponíveis.
Devido a chegada da pandemia, muitas empresas, universidades, escolas e instituições precisaram obter novos métodos de comunicação com seus públicos, e isso acarretou no crescimento de diversos aplicativos e plataformas de reuniões virtuais, e um desses aplicativos foi o Microsoft Teams.
Pesquisas revelam que com o aumento do home office por causa da pandemia, a utilização do Teams cresceu 4 vezes mais. Em 16 de março de 2020 o número era de 900 milhões de minutos de reuniões diárias, porém logo após o crescimento da pandemia, o número já era de 4,1 bilhões de minutos de reuniões diárias. Em março de 2020 o Teams contava com 32 milhões de usuários, porém dados apontam que o aplicativo já passa de 75 milhões de usuários.
Inclusive a Universidade do Estado de Minas Gerais aderiu como um dos aplicativos de conexão entre alunos e professores, o Microsoft Teams, como um meio de continuar mantendo as aulas de maneira on-line para que os alunos não ficassem prejudicados. Levando em conta somente os acessos dos alunos e profissionais da universidade, já é possível ter a dimensão do quão exorbitante foram os aumentos nos números de usuários e acessos diários.
Um aplicativo antes não utilizado por grande parte dos estudantes e professores, hoje já se faz presente diariamente e de forma indispensável, tanto para questões acadêmicas, como também para questões profissionais.
Matérias Completas:
https://olhardigital.com.br/2020/05/19/noticias/uso-do-microsoft-teams-se-multiplicou-em-quatro-vezes-desde-marco/
https://brasil.softlinegroup.com/sobre-a-empresa/blog/microsoft-teams-entenda-o-que-e-e-como-funciona
Por: Gabriella Bianca da Silva Tarzo
Esse tema é bem interessante, vamos discuti-lo no 5º período de jornalismo caso te interesse
ResponderEliminar