Análise Crítica do Filme - "Pode guardar um segredo?

              

Por Poliana Carvalho 

O filme “Pode guardar um segredo? ”Can You Keep a Secret? (És Capaz de Guardar Um Segredo? (título em Portugal) ) é um filme independente estadunidense de comédia romântica de 2019 dirigido por Elise Duran e estrelado por Alexandra Daddario e Tyler Hoechlin. É baseado no romance homônimo de Sophie Kinsella, com roteiro adaptado por Peter Hutchings.

A obra dirigida por Elise Duran trata de assuntos como comunicação no trabalho, relacionamento e em ambientes públicos. A história acontece sob a vida de Emma Corrigan que é uma representante de marketing júnior em Nova York na Panda, uma empresa de alimentos orgânicos, ela vai em Chicago para uma reunião de vendas. E nessa reunião o cliente recusa seu argumento de venda, com argumentos relacionados ao seu público alvo e Emma leva o produto que é vendido para outro público como alvo.

Notamos a ausência de comunicação clara, tanto ao produto, quanto ao negócio e ao cliente e ao público alvo. Se uma pesquisa fosse feita antes Emma nem precisaria ter efetuado a viagem.

Emma fica bêbada no voo para casa e quando o avião passa por uma turbulência, ela pensa que vai morrer, e revela seus problemas pessoais e profissionais a um belo estranho, incluindo sua insatisfação com seu namorado Connor. 

Vejamos a comunicação com pessoas estranhas em locais públicos. A maioria das pessoas, não trocam um bom dia com as pessoas que passam ao seu lado durante o dia. 

De volta ao trabalho, Emma se prepara para a visita do CEO da Panda, Jack Harper. Quando ele chega, é o belo estranho do avião. Emma entram em acordo com Jack em não dizer nada ou demiti-la, se ela em troca não revelar que ele estava em Chicago.

Com a visita do CEO da empresa, percebemos a comunicação alterada dos colaboradores com a presença do superior. Isso vem pelo fato de tentar impressionar e mostrar algo que talvez nem seja verdadeiro.

O filme mostra uma reunião de marketing, Emma sugere que o público-alvo para a linha de produtos "Panda Bites" não deve ser a geração Y, mas os idosos. Os demais colaboradores não concordam com a opinião dela, apesar de demonstrar dados que comprovam sua defesa.

Insatisfeita, Emma pede a Nick, o representante responsável pela Panda Bites, uma parte do orçamento de marketing para testar sua teoria, fazendo uma pesquisa de mercado.

A comunicação de pesquisa de mercado colabora no desenvolvimento das empresas e em melhores resultados de vendas. Notamos essas pesquisas em muitas empresas, exemplo a FANTA que efetua lançamento de sabores por um período para perceber a aceitação no mercado.

Por fim, em uma reunião de marketing, o chefe Cybill parabeniza Nick pelo anúncio em uma revista para idosos que valeu a pena. Quando ele leva todo o crédito, Emma o chama e pede uma promoção que lhe foi prometida e Cybill concorda. 

A voz ativa de Emma fez total diferença para sua promoção e no quesito da empresa em atingir o público correto para vendas. Infelizmente ou não possui essa comunicação clara de liberdade nas empresas para os colaboradores efetuarem pesquisas e opinarem, ou até mesmo, receberem um crédito.

            Filme Disponível na Amazon Prime Video: Pode Guardar Um Segredo? l Prime Video

Comentários