AmarElo: É tudo pra ontem - Resenha sobre o Documentário
Um documentário que envolve música, histórias, lutas e ensinamentos. Nele, tudo é pra ontem.
Por: Cristiano Medeiros
O cantor de Rap, Emicida, é famoso por suas canções, sua história de vida e pela luta em causas sociais nas quais ele se envolve. O documentário produzido em parceria com a Netflix tem como intenção mostrar um pouco dos bastidores que envolvem o trabalho do cantor em seu novo disco AmarElo e a produção do show de lançamento da turnê que acontece no Theatro Municipal de São Paulo, local que é palco de inúmeras peças marcantes e lutas por direitos sociais.
A intenção de Emicida ao começar a gravar é mostrar o seu passo a passo nas composições e como tira referências de vários artistas que em outrora já fizeram fama, mas que hoje em dia são pouco, ou quase nada lembrados. A partir desta vasta trajetória para compor, existem ainda os passos para gravar, encontrar algum cantor ou cantora que se assemelhe ao que está sendo dito, ou que a voz encaixe perfeitamente na música. Um trabalho minucioso e extremamente interessante.
Reprodução: Netflix Brasil / Divulgação / Cartaz
Para além dos bastidores, o documentário visa explorar a forma como as histórias de personagens da música se encaixam nela, como a cultura negra e o cotidiano em torno de Emicida são cruciais para que o trabalho seja feito. Temáticas como o racismo, a exclusão social, o esquecimento da população e a história do Brasil em paralelo com as canções, são exploradas a todo tempo, o que acarreta em um roteiro brilhante e uma trajetória emocionante.
A frase que define o documentário que dura 1h e 38 minutos é: “Num palco histórico, ele quer criar uma ponte para conectar um passado de dificuldades a um futuro de mudanças sociais.” com histórias sensíveis sendo contadas e com acontecimentos marcantes acontecendo, como a tomada do Municipal por um público que nunca teve a oportunidade de pisar por lá e o rap ampliando o seu espaço como forma de luta social.
A produção de Emicida é mais do que necessária para quem quer conhecer um pouco mais do que é o rap e o hip hop nacional e o quanto a história do nosso país está entrelaçada a ele. Os vários assuntos que são tratados em AmarElo servem para refletir e até mesmo apresentar em uma aula. O documentário alcança um patamar até antes nunca visto no cenário musical brasileiro.

Ainda não vi mas já me disseram que é emocionante
ResponderEliminar