A importância da imagem pública e a reputação no episódio “Queda Livre”, em “Black Mirror”

 

A importância da imagem pública e a reputação no episódio “Queda Livre”, em “Black Mirror”

Por Milena Souza

Segundo a práxis social, para construir a imagem de algo é preciso que haja convenções sociais. As imagens públicas são concepções caracterizadoras: Um conjunto de atitudes, pensamentos e expressões.


A identidade é o resultado da relação existente entre imagem e discurso, enquanto que a reputação é o conjunto de opiniões expressas por um determinado coletivo de pessoas – público; ela é forjada por um juízo de valor de caráter lógico.


O primeiro episódio da terceira temporada de Black Mirror, “Queda Livre”, da plataforma de streaming Netflix, retrata o quanto as pessoas se importam com a imagem pública, e até onde podem ir por ela.



A atriz Bryce Dallas Howard interpretou a personagem principal Lacie. A sociedade em que ela vive é baseada em likes e avaliações digitais, onde você curte e avalia a outra pessoa de acordo com várias situações, como dar um “oi”, pedir uma refeição e deixar uma curtida para o garçom, entre outras. Qualquer tipo de encontro com alguém requer uma avaliação, seja ela positiva ou negativa.

 

Todas essas avaliações e likes são vistos por todos, em uma nota que vai de 0 a 5. Quanto maior a sua nota, mais bem-visto e mais privilégios você terá, como por exemplo: um melhor emprego, as pessoas falarão mais com você e você também poderá morar em uma casa maior ou em um bairro considerado mais chique. Outro detalhe do episódio, é que todas as pessoas presentes são harmoniosas, calmas, e estão sempre felizes. Lacie, apesar de não ter nota 5 e não ser considerada uma pessoa de elite, busca a todo custo manter notas altas para continuar no mesmo patamar de boa visualização.

 

Apesar de Black Mirror ser considerada uma série além de seu tempo, futurística e irreal, essa história não é tão longe assim da nossa realidade. Levando para a vida real, podemos citar o Instagram, que é uma rede social baseada exatamente nisso: likes. Quanto mais curtidas, mais comentários e mais amigos você tiver, mais as pessoas te olharão de uma forma melhor e mais irão querer te acompanhar. As pessoas que estão dentro dessa rede tendem a filtrar apenas partes boas da sua vida para compartilhar, gerando assim, uma ideia de que não existem problemas em suas vidas. E quanto mais uma pessoa posta fotos bonitas e vídeos felizes, mais outras pessoas tendem a fazer o mesmo e mostrar um estilo de vida que nem sempre condiz com a realidade.

 

Com isso, podemos concluir que hoje em dia as pessoas se importam muito com sua reputação e com o que a sociedade irá pensar dela. Porém, muitas das vezes isso pode ser um problema, como na série, em que a personagem vivia uma vida ilusória, apenas para receber likes e ser bem vista, porém psicologicamente não se sentia bem consigo mesma.

Comentários