Sensacionalista: um jornal isento de verdade - Análise comunicacional
Por Guilherme Gomes Noronha
O Sensacionalista é um site de humor, que produz notícias irônicas de diversos temas, sendo no ambiente político o foco dos assuntos tratados.
Criado em 2009 por Nelito Fernandes [1], o site satírico viu sua popularidade disparar com a crise política e hoje se transformou em uma rara razão para risadas dos dois lados do espectro político [2].
"Nunca foi a intenção da gente confundir as pessoas. O site surgiu justamente para fazer humor, uma coisa de moleque, inspirado pela (revista satírica americana) The Onion. E certamente a gente não tinha qualquer intenção de fazer algum tipo de protesto. Fiquei extremamente surpreso com o volume que a coisa tomou", diz em entrevista à BBC Brasil, o jornalista e escritor Nelito Fernandes, criador do Sensacionalista [2].
O portal antes com alguns milhares de curtidas no Facebook, tem atualmente mais de três milhões e conta com 11 milhões de visitantes únicos por mês e 25 milhões de visualizações, segundo Fernandes. Seu tom de sarcasmo e ao mesmo tempo crítico com os acontecimentos o tornaram um dos maiores sites de conteúdo de notícia e entretenimento no Brasil.
![]() |
| Imagem do portal Sensacionalista. Acesso em: 01/02/21 |
No espectro comunicacional, o projeto exerce um primoroso trabalho de intervenção ao proporcionar uma visão completamente absurda, porém extremamente bem colocada nas notícias e temas abordados.
Apesar do próprio nome, muitas das intervenções são passíveis de plenos paralelos com a realidade, inclusive deixo nas referências um quizz sobre quais notícias são do portal Sensacionalista e quais pertencem a realidade [4]. Deixo também notícias que o próprio portal indicou como verdadeiras, apesar de serem inimagináveis como reais [5].
Referências
[1] Carvalho, Lucas. "Isento de verdade", site Sensacionalista brinca com o noticiário e faz sucesso na web. Acesso em: 01 Fevereiro de 2021.
[2] DUARTE, Fernando.'Sensacionalista' concorre com a realidade e ri à toa em tempos de crise. BBC Brasil, Londres, 30 març. 2016.
[3] Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/03/160329_sensacionalista_sucesso_historia_fd. Acesso em: 01 Fevereiro de 2021.
[4] Buzzfeed - Quais destas notícias são verdadeiras: https://buzzfeed.com.br/quiz/quais-destas-noticias-sao-verdadeiras Acesso em: 01 Fevereiro de 2021.
[5] Sensacionalista - Sete notícias que poderiam ser do Sensacionalista mas não são: https://www.sensacionalista.com.br/2015/04/01/sete-noticias-que-poderiam-ser-do-sensacionalista-mas-nao-sao/ Acesso em: 01 Fevereiro de 2021.


Valeria uma discussão sobre eles em sala! Pena que não deu para fazer
ResponderEliminar