Resenha do Filme "Contágio" - Por Vitor Faria Silveira
O filme Contágio é uma obra diriga por Steven Soderbergh, vencedor do oscar pelo filme "Traffic". Na trama elaborada em 2011, Beth Emhoff, interpretada por Gnyneth Paltrow retorna para sua residência em Minneapolis, nos Estados Unidos, depois de viajar para Hong Kong a trabalho. Sentindo cansaço, enjoo, febre e tosse, a personagem tem seu estado de saúde agravado poucas horas após sua chegada em casa, e ela morre dois dias depois, por causa de uma convulsão súbita, em decorrência de uma infecção cerebral. Todos que moravam com Beth, com exceção de seu marido, também adoecem e vão a óbito por causa da doença.
A partir daí, casos como o de Beth e sua família começam a se tornar comum em Minneapolis e outras cidades ao redor. Rapidamente, a doença se espalha pelos EUA e por todo o planeta. Enquanto a pandemia se alastra pelo globo e os cidadãos comuns, enclausurados em suas casas, passando a conviver com o pânico coletivo, médicos e cientistas tentam descobrir a origem e o que estaria causando aquela doença desconhecida.
Mas as semelhanças entre ficção e realidade não param por aí. Em determinado momento de "Contágio", a médica Ally Hextall, papel de Jennifer Ehle, diz a seguinte frase: "Em algum lugar do mundo, o porco errado se encontrou com o morcego errado". No decorrer da história, o sequenciamento do vírus é feito e ele é, então denominado, MEV-1.
A obra científica contou com a participação de autoridades da OMS, epidemiologistas e infectologistas para simular o que, em 2020, se tornaria realidade em decorrência da maior crise sanitária do século XXI, provocada pela COVID-19, doença causada pelo coronavírus Sars-CoV 2. No canal Nerdologia, do biólogo Átila Iamarino, o pesquisador mostra o quão real a obra é.
Diferentemente da ficção, a COVID-19 ainda não possui uma definição sobre sua origem, mas as evidências que a ciência mundial possui apontam para Wuhan, capital da província chinesa de Hubei.
O filme segue com pessoas comuns tendo que habituar-se a uma ameaça incógnita e conseguir um meio de sobrevivência, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) e empresas farmacêuticos tentam urgentemente desenvolver uma vacina contra o patógeno mortal. Durante esse tempo, a população passa por uma temporada de dificuldade, pois as circunstâncias são de isolamento de cada cidadão em suas casas, evitando o contato um com os outros.
O planeta começa a entrar em completo caos, pois profissionais de saúde e funcionários de serviços essenciais entram em greve por motivo de más condições de trabalho e proteção contra aquela doença. Serviços públicos entram em ruínas, produtos essenciais passam a faltar e ser disputados mundialmente, enquanto notícias tendenciosas, verdadeiras e falsas, especulações e boatos são noticiados na mídia, levando as populações a entrarem em desespero.
O filme foi sucesso de bilheteria nos cinemas do mundo todo, e em 2020, foi um dos assuntos mais pesquisados no Google e um dos filmes mais assistidos do ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus.
Confira o trailer do filme:

Comentários
Enviar um comentário