Planejamento de Comunicação Integrada na prática e Checklist do seu plano de comunicação

Por: Brígida Magalhães


Pensando nos conceitos relacionados à Gestão da Comunicação e refletindo em como fazer um planejamento de comunicação integrada na prática, escrevemos esse guia e checklist baseado na experiência de Isabela Pimentel, que é uma consultora especializada em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Processos. Ela, que atuou em cargos de coordenação e ministrou treinamentos para empresas, além da graduação em Comunicação e Marketing, atualmente administra o blog "Comunicação Integrada" e traz diversos assuntos, discussões e materiais sobre a temática.


Crédito: Reprodução Blog Comunicação Integrada

Antes de pensarmos sobre o planejamento na prática, faz-se necessário o conceito de planejar, que, de acordo com a Margarida Kunsch, é importante porque permite um redimensionamento contínuo de suas ações presentes e futuras. Conduzindo os esforços para alcançar determinados objetivos, por meio de estratégias e uma aplicação racional dos recursos disponíveis. Assim, Isabela pontua que com o planejamento estratégio "é possível uma análise ambiental externa, setorial ou de tarefa e interna, chegando-se a um diagnóstico organizacional capaz de indicar as ameaças e as oportunidades, os pontos fracos e os pontos fortes, ou seja, traçar um perfil da orgaização no contexto econômico, político e social". 

Nesse sentido, há quatro questões elementares: entender a importância do planejamento de comunicação; estabelecer um espaço estratégico para a comunicação, que irá atuar junto às outras áreas; ter uma equipe executiva capacitada; e envolver todos os membros da organização na formulação do planejamnto estratégico.

Além disso, Isabela também define, resumidamente, as etapas necesárias, tais quais como:

 

       Crédito: Reproduçao Blog Comunicação Integrada

Por fim, ela define a ideia de Matriz de Comunicação, que é uma ferramenta que especifica quais documentos serão comunicados, para quais stakeholders, em que frequência e por qual meio. 

O seu planejamento deu certo?

Compreendemos um pouco sobre o planejamento da comunicação integrada na prática. Agora, para nos auxiliar, Isabela Pimentel apresenta um diagnóstico para repernsarmos se houve alguma falha no planejamento. 

Estratégia:

1) O plano deriva de qual Política Institucional?

2) Os objetivos, metas e estratégias são facilmente identificados?

3) A área responsável pela execução tem conhecimento institucional?

4) As áreas envolvidas contribuíram na definição da estratégia?

5) Faz parte de algum projeto ou programa?

6) É alinhado ao Planejamento Estratégico e visão de futuro da empresa?

7) Ajudará a empresa a ser reconhecida em sua área de atuação?

8) Tem clareza na demanda que precisa atender?

Conteúdo:

9) A linguagem utilizada no Plano é adequada ao público?

10) Se diferencia da concorrência?

11) O Plano de Ação prevê conteúdos multimídia e nas redes sociais?

12) Quais canais preferidos do seu público?

Especificidades:

13) Os stakeholders foram mapeados previamente?

14) Quais públicos são prioritários nas ações e campanhas previstas?

15) Quem são as partes interessadas direta e indiretamente?

16) Com quem a empresa quer e precisa se comunicar? 

Aplicabilidade:

17) A empresa dispõe dos recursos necessários?

18) Há capital humano disponível?

19) Há clareza na atribuição dos responsáveis?

20) Há orçamento e cronograma previstos?

21) Há uso e acompanhamento dos indicadores estratégicos?

Enfim, são muitas etapas e processos para se pensar. Se você se interessou pelo conteúdo, sugiro acompanhar o blog da Isabela, que traz esses e muitos conteúdos interessantes sobre a disciplina. Acesse o site: http://www.comunicacaointegrada.com.br/publicacoes/.


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