Indicação/Análise de Podcast "Do Zero Ao Topo" - Por Flavio Luiz
O 1° empresário diz que é importante "nunca perder o equilíbrio" e manter a calma. Ser criativo se faz necessário, pois o mercado sofrerá redução. Frisa que é hora de se conectar às mídias digitais, que ganharão força nesse período. Por fim, relata que é preciso renegociar os custos, para que a empresa não seja tão afetada.
0 2° empresário conta que tirou uma lição dos dois momentos de crise que sua empresa passou: as crises PASSAM, e é importante investir nos planos de longo prazo, pois esses PERMANECEM. O gestor aconselha os empresários a antecipar os riscos e problemas para enfrentá-los sem surpresas no futuro. Ou seja, é importante um planejamento na organização.
O 3° empresário destaca a importância da transparência na comunicação interna da empresa, visando a conseguir, junto com seu 'time', reerguer a empresa em meio a uma crise. A transparência na comunicação interna é importante porque ajuda na reinvenção da empresa.
O 4° empresário relata que a população encarou as crises mundiais como se "o mundo fosse acabar". Crises como a ocorrida na Ásia, na Rússia, a desvalorização do Real, a bolha da Internet e a crise financeira de 2008. Esse empresário conta que, durante esses períodos, trabalhou e fez as 'coisas certas'. Frisa a importância de cuidar do caixa da empresa e das operações, pois com criatividade é possível ver oportunidades. Finaliza dizendo que "o mundo não vai acabar", incentivando os gestores a acreditar em suas empresas.
A 5° empresária conta que em momentos de crise é que se percebe o valor do vínculo entre os trabalhadores da empresa. União, Comprometimento e diálogo são, para ela, importantes e as crises serviriam como aprendizado para a empresa fortalecer. Isto é, a empresária destacou a importância de haver comunicação interna nas organizações.
O 6° empresário, por fim, mostra o valor de saber vender a ideia da empresa para o público, estando atento aos clientes. Ou seja, a reputação da empresa se faz necessária para conseguir passar uma imagem para seu público e, consequentemente, vender seu produto ou ideia. Também reforça que é essencial ter caixa para conseguir atravessar as crises.
Com todos esses relatos presentes no Podcast, pode-se notar que, em uma organização ou empresa, é imprescindível que haja boa comunicação interna, ampla transparência dentro e fora da organização, e que é importante manter a reputação e imagem da empresa perante o público. Todos esses fatores corroboram, segundo os entrevistados, para o sucesso empresarial. Perante a relevância do assunto tratado nesse podcast, e sua contemporaneidade, deixo aqui a recomendação para que você o escute. Disponível em aplicativos de Podcast, como Spotify.
Comentários
Enviar um comentário