DO SECULAR AO RELIGIOSO - O PROTAGONISMO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Ana Maria Rezende Miranda: graduada em Relações Públicas e Jornalismo. Mestranda em Comunicação Organizacional. Experiência em reportagens e edição nos jornais Última Hora e Estado de Minas. Coordenou as áreas de Comunicação Interna, Comunicação Corporativa, Publicidade e Promoção, além de assessorar o CEO Fiat Automóveis ao longo dos dez anos de trabalho nesta multinacional. Coordenou a Comunicação Institucional da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) durante mais de cinco anos. Participou de importantes projetos e ações internacionais na França, Estados Unidos e Kuwait. Trabalho na FIAT e ANEEL distinguido em premiações nacionais. Desde 2009, coordena a Assessoria Comunicação e Marketing da Arquidiocese Belo Horizonte.
Qual o papel da assessoria de comunicação em uma instituição?
A assessoria de comunicação é a responsável pela elaboração das estratégias corporativas relacionadas ao campo relacional, criando pontes entre a instituição e seus diferentes públicos, para fortalecer, cada vez mais, os vínculos. Por isso, é fundamental que a assessoria de comunicação esteja aberta e em permanente diálogo com todas as áreas da instituição. Importante dizer que as estratégias de comunicação vão além do importante trabalho de relacionamento com a imprensa ou do desenvolvimento de conteúdo para as diferentes mídias institucionais. O trabalho de relacionamento com a imprensa e as muitas mídias sob gestão da assessoria de comunicação devem integrar planos estratégicos que, por sua vez, se alinham aos objetivos institucionais.
Qual o formato da assessoria de comunicação atua na instituição que
você trabalha?
A assessoria de comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte reúne jornalistas, publicitários, designers e profissionais da área de tecnologia da informação. Uma equipe multidisciplinar e muito integrada, que está a serviço de uma ampla rede com mais de 1500 comunidades de fé, instituições nas áreas da saúde, educação, comunicação e cuidado com os pobres. A rica complexidade da Arquidiocese de Belo Horizonte cotidianamente desafia os profissionais da assessoria de comunicação a sempre inovarem, exercendo a criatividade, sendo sempre proativos.
Como podemos diferenciar assessoria de comunicação, assessoria de
imprensa e assessoria de marketing?
A Assessoria de Comunicação realiza trabalho mais abrangente, envolvendo não somente o relacionamento com a imprensa, o diálogo com meios de comunicação social, produção de textos jornalísticos para sites e redes sociais, preparação de gestores da instituição para entrevistas. A Assessoria de Comunicação contempla também trabalhos no campo da publicidade, do design, inclusive com a elaboração da identidade visual de ambientes, de investimentos no relacionamento com públicos diversos da instituição. As assessorias de imprensa concentram-se mais no trabalho jornalístico, são mais restritas. Já as assessorias de marketing buscam estabelecer parcerias institucionais, identificar oportunidades para que a instituição possa avançar na sua missão a partir da aproximação com outros segmentos.
Diante do evento da pandemia como foi ou está sendo o trabalho da assessoria de comunicação?
O trabalho tornou-se ainda mais intenso e complexo, pois muitas iniciativas do cotidiano institucional passaram a ser realizadas também nas redes sociais, o que exigiu a ampliação dos trabalhos de comunicação. Para garantir qualificada acolhida às pessoas, sem aglomerações neste tempo de pandemia, a participação presencial dos encontros e celebrações demanda o agendamento de seus participantes. Uma realidade que exige da assessoria de comunicação estratégias para levar esclarecimento e orientação às pessoas.
Qual a importância da assessoria de comunicação na instituição em
que você atua?
A comunicação na Arquidiocese de Belo Horizonte tem especial importância, sempre muito valorizada por nosso arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo. A missão de evangelizar, prioridade da Igreja, depende de uma gestão estratégica da comunicação, pois na contemporaneidade há múltiplas formas de se comunicar. Se no passado, na origem do cristianismo, prevalecia à oralidade, com escritos restritos a pequenos grupos, hoje existem múltiplas plataformas audiovisuais, que encurtam distâncias, criam a oportunidade para aproximar pessoas. Essa complexidade no campo da linguagem e das relações humanas, cada vez mais, exige investimentos e inovações no campo da comunicação estratégica.
No trabalho belíssimo que você realiza na arquidiocese de Belo
Horizonte, quais os demais profissionais compõem sua equipe?
São três jornalistas, cinco designers, um profissional formado em comunicação integrada e dois especialistas em tecnologia da informação.
Qual a mensagem você deixa para os alunos de comunicação sobre
êxito nos trabalhos da assessoria de comunicação?
Muito bacana trazer a atividade da comunicação em organizações outras, que não as empresariais
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