Clubhouse: a nova rede social de áudio que já virou tendência!
Iasmin Borges
A plataforma que funciona como salas de bate-papo, tem como objetivo
conectar pessoas com os mesmos interesses para debater sobre os mais variados
temas, desde negócios e empreendedorismo até lifestyle e
entretenimento.
Diferente das redes sociais populares que já conhecemos, onde as fotos,
vídeos e curtidas parecem não ter fim, no Clubhouse a única imagem que temos
acesso são fotos de perfis. Isso, porque o aplicativo é baseado em áudios e em
tempo real, por meio de salas de bate-papo definidas por temas, ao vivo e com
duração predefinida.
Quando surgiu?
Apesar da febre sob o aplicativo nos últimos dias, o Clubhouse foi
lançado apenas para iOS em abril de 2020 pela desenvolvedora Alpha Exploration
Co e já foi avaliado, em janeiro de 2021, em um bilhão de dólares.
Como funciona?
Por enquanto, a rede social encontra-se limitada ao IOS e iPadOs e
ainda é necessário que a pessoa receba um convite para entrar, os
interessados devem instalar o aplicativo, obter um nome de usuário e registrar
seu número de telefone para então entrar na lista de espera ou aguardar ser
convidado por um amigo.
Após ingressar no aplicativo, na página inicial, o usuário irá definir
seus assuntos de interesse e a timeline recomendará salas com
diversas temáticas relacionadas. O app funciona por meio de
clubes e grupos em que os participantes apenas se comunicam via áudio, o fluxo
da conversa é controlado por um moderador e os bate-papos são classificados em
temas. O usuário pode ter acesso a diversos tópicos, entre eles música,
networking, marketing digital e discussões políticas. Além disso, também é
possível seguir outras pessoas para acompanha-las na plataforma.
O limite de membros em uma sala é de cinco mil pessoas, o usuário pode
participar de ambientes existentes ou criar o seu próprio. Nas conversas com um
volume maior de indivíduos, o moderador coordena a vez de quem irá se
pronunciar, pode-se solicitar a palavra por meio de um botão “levantar a mão”.
O bate-papo não é gravado e também não fica disponível após o encerramento.
Medo de ficar de fora
Após a participação de grandes personalidades, como Ellon Musk, o fundador e CEO da SpaceX, Boninho, diretor do BBB e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, a febre do Clubhouse se instaurou e as pessoas aproveitaram para vender convites no Mercado Livre, o preço varia entre 50 a 100 reais, alguns chegaram a serem vendidos pelo valor de 600 reais.
Dicas de como uma organização ou figura pública pode aproveitar a rede social
1 -
Criação de Autoridade
Foque no seu nicho dentro do Clubhouse, o primeiro passo para fortalecer sua autoridade é se destacar como especialista de um determinado assunto. Participe de salas e crie suas próprias baseadas em temas que você domina, assim é possível atrair potenciais clientes, colaboradores e pessoas interessadas nas suas experiências.
2 -
Conectar com as pessoas
Por meio do Clubhouse é possível apenas ouvir ou até interagir com pessoas que você nem imaginaria, aproveite esse momento para absorver conhecimento com especialistas e até conseguir parcerias interessantes para a sua organização ou simplesmente alcançar uma audiência maior.
3 -
Prepare-se para as conversas
A comunicação no Clubhouse é ao vivo, logo, dependendo do assunto como moderador ou ouvinte é importante preparar um roteiro ou estudar.
4 -
Adicione seus parceiros e colaboradores
Busque adicionar parceiros, clientes e colaboradores a medida que os convites chegarem. É importante que assim como você seus aliados e/ou sua equipe fique por dentro das tendências e novidades do mercado.
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