A reputação de uma das empresas mais valiosas do mundo

 

Uma análise da empresa Apple a partir do artigo “Imagem e reputação na gestão da identidade organizacional” de Luiz Carlos Assis Iasbeck

Por Clotildes Cassiano

Figura 1: Logomarca da Apple. Fonte desconhecida.

Quando você vê esta imagem, o que ela remete? Essas impressões surgem a partir de emoções, humores, sensações que advém da competência efetiva construída de experiências anteriores, visões de mundo, desejos e necessidades, sendo suas próprias idiossincrasias, configuração mental e sobretudo afetiva que o receptor elabora com base na relação do discurso que recebe. Desse modo, é formado a imagem de uma empresa, que na mente de seus diversos públicos tendem a ser vulnerável a alterações.

Contudo, fundada em 1976, a Apple tem uma trajetória impecável da qual diversas pesquisas demonstram a satisfação do cliente. Fluent (2017), uma plataforma digital dos Estados Unidos, entrevistou mais de duas mil pessoas que usam iPhone e o resultado foi que 80% dos entrevistados disseram que pretendem comprar um iPhone novamente quando precisarem trocar de celular. 70% dos entrevistados nem sequer cogitam a possibilidade de comprar smartphones de outras marcas, como a Samsung. Além disso, 67% deles justificaram a sua escolha dizendo que consideram o iPhone como o melhor smartphone disponível no mercado e que, por isso, não é necessário se dar ao trabalho de conhecer outras marcas. Isso demonstra um nível de lealdade dos usuários difícil de se ver em qualquer outra marca concorrente.

Pesquisa

De acordo com uma matéria da revista Exame: “A Apple é a marca favorita dos brasileiros quando o assunto é smartphone”. Segundo pesquisa realizada pela MeSeems, empresa brasileira que realiza pesquisas por aplicativos para celulares, a fabricante americana é a preferida de 36% dos entrevistados. Os dados mostram que a maioria dos consumidores escolheu seu smartphone pelo design, bem como pelo ecossistema de aplicativos e funcionalidades disponíveis no aparelho (56%). Para 48%, a reputação da marca também conta. O custo-benefício ficou como item essencial para 43%.

Os iPhones registraram o mais alto grau de satisfação entre as 12.088 pessoas, com idades entre 16 e 70 anos, que responderam à pesquisa da MeSeems: 67% se disseram muito satisfeitos com seus smartphones.

Da imagem a reputação

A identidade de uma empresa é resultado da relação produtiva entre discurso e imagem. Para administrar a identidade é preciso coordenar a produção, a reprodução e a reformulação do discurso a vista dos dados obtidos na pesquisa de imagem.

A imagem mental não proporciona dados seguros para a promoção de uma gestão efetiva da identidade organizacional. Então, surge a reputação, a fim de trazer possibilidades exploratórias à administração da identidade da empresa. A reputação está ligada a opinião dos outros. Assim como a imagem está ligada a satisfação.

A imagem, portanto, é um produto dinâmico da elaboração mental (imaginação) de quem mantém com o objeto de sua percepção e experiência uma relação comunicativa. O objeto mescla dados do imaginário e resulta então na impressão, que é causada na mente interpretante.

Dessa forma, a imagem se trata da forma na mente do receptor com base em estímulos como a sensação e qualidades. Já a reputação é formada por juízos de caráter lógico e alicerçada em argumentos, opiniões e até mesmo em convicções e crenças consolidadas.

Surge dessa maneira a opinião pública, formando a reputação das organizações. Neste sentido, um artigo publicado na Revista Tecnologia e Sociedade nomeado: “IPhone, Android, e a consolidação da cultura do smartphone: o papel do IPhone e do Sistema Operacional Android como catalisadores da consolidação no mercado de smartphones em escala global” por Leonardo Rossatto Queiroz (2018), ratifica esta realidade:

Empresas como a Google e a Apple estão nas primeiras posições dos rankings de empresas mais admiradas da Revista Fortune desde 2008 (Fortune, 2009, 2010, 2011, 2012; Ranking the Brands, 2017): a Apple desponta como a empresa mais admirada por todos esses anos, enquanto a Alphabet, novo nome corporativo do conglomerado Google (Google, 2015), esteve na segunda colocação em todos os anos desde 2008, com exceção de 2014 e 2017. Nesses anos, foi suplantada por outra empresa de tecnologia – a Amazon. (QUEIROZ, 2018)

A Apple por sua vez, baseia seu sucesso em outra característica relevante para a sociedade informacional: o design. A empresa conta com um diferencial em relação ao Google: o de investir em hardware desde a década de 70. Enquanto o Google foi fundado em 2001 e concentra a maior parte de seu lucro em operações online, a Apple concentra a maior parte de seu lucro na venda de produtos “inovadores, úteis e bonitos” (Apple, 2012). Não é casual que as duas empresas sejam as mais admiradas pela população norte-americana na pesquisa anual da CNN nos anos de 2010 e 2011 - a Apple lidera a lista desde 2008 (Fortune, 2009, 2010, 2011, 2012).  

Por fim, o conhecimento operativo da imagem e da reputação pode otimizar os recursos de comunicação de uma organização, tornando-a competente e competitiva num mercado pleno de possibilidades e tão carente de soluções inovadoras.

Referências

AGRELA, Lucas. Apple é a marca de Smartphones preferida dos brasileiros. Disponível em: <https://exame.com/tecnologia/apple-e-a-marca-de-smartphones-preferida-dos-brasileiros/>. Acesso em: 01 de janeiro de 2021.

LASBECK, Luis Carlos Assis. Imagem e reputação na gestão da identidade organizacional. Organicom, v. 4, n. 7, p. 84-97, 2007.

QUEIROZ, Leonardo Rossatto. IPhone, Android, e a consolidação da cultura do smartphone: o papel do IPhone e do Sistema Operacional Android como catalisadores da consolidação no mercado de smartphones em escala globalREVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE, v. 14, n. 30, p. 47-70, 2018.

TUDO CELULAR. Amor incondicional? 70% dos donos de iPhone não pensam em comprar outras marcas. Disponível em: < https://www.tudocelular.com/apple/noticias/n99082/lealdade-usuarios-apple.html>. Acesso em: 01 de janeiro e 2021.

 

 

 

 

 

 



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