Resumo cap.5 (comunicação) , do livro Atitude - de Samuel Ferreira

 Comunicação

Sabemos que estamos na era da comunicação. Disso ninguém tem dúvida. Nunca tantos meios (mídias) estiveram disponíveis e ao alcance de indivíduos de todas as partes do globo. Com isso aprendemos a distância, nos emocionamos com histórias de pessoas que nunca estiveram em nosso círculo físico de amigos e nos relacionamos com indivíduos que vivem em outros países como se estivessem perto de nós, esse tipo de contato tornou-se possível graças à evolução tecnológica dos meios de comunicação, que estão literalmente ao alcance de nossas mãos. 

Mas para nos comunicarmos de forma eficiente é necessário que saibamos além do que dizer, é preciso saber como dizer, em que momento, para quem, o que se pretende com a mensagem e se ela pode ser dirigida a uma única pessoa ou a uma multidão. Uma comunicação bem sucedida pressupõe troca de ideias, profusão de informações, liberdade de questionamentos e objetividade nos pensamentos, para falara apenas de algumas condições importantes. Torna-se fundamental para o sucesso que tenhamos informações que nos façam entender, com o máximo de exatidão possível, nosso negócio ou projeto. Devemos também estar atentos ao interesse que quem receberá nossa mensagem, saber se a informação que estamos trazendo despertará interesse em quem está nos ouvindo.

Para isso, podemos estabelecer uma estrutura simples, porém fundamental, ao nos comunicarmos: começo (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão). Essas três partes são indispensáveis para que a mensagem seja compreendida, por mais interesse que ela desperte.

Por: Bruna de Castro Costa Andrade.

Comentários