Podcast O Assunto de Renata Lo Prete: análise do episódio #259: Próxima pandemia - de onde ela pode vir?
Embora seja mais devastadora do que outras doenças contagiosas que surgiram na história recente, a Covid-19 cumpre um roteiro bem conhecido: um vírus, hospedado em animais, alguns deles selvagens, é transmitido para humanos e se espalha pelo mundo. Por causa da maior crise sanitária do século XXI, Renata Lo Prete entrevistou médicos e cientistas especializados na área no podcast O Assunto do site de notícias G1.
Intitulado "Próxima pandemia - De onde ela pode vir?", o episódio inicia introduzindo trechos de histórias noticiados em telejornais sobre zoonoses que ocorreram pela interferência humana devastadora sobre o meio ambiente, causando um maior contato entre espécies que até então não tinham uma interação em condições naturais. Lo Prete também apresenta um dado alarmante a respeito do problema: 75% dos patógenos contagiosos transmitidos recentemente foram transmitidos por animais. Junto a esse dado, a jornalista traz um trecho do filme "Contágio", feito em 2011, em que a protagonista se infecta com um vírus desconhecido na Austrália, viaja para os EUA, infecta outras pessoas e o vírus se espalha por todo o planeta. O filme foi sucesso de bilheteria e teve participação de infectologistas e epidemiologistas para que fosse desenvolvido.
O podcast mostra ao longo das entrevistas como doenças emergentes aumentaram nas últimas décadas. Antes da pandemia de Covid-19, que alguns cientistas começam a chamar de sindemia, a última grande crise sanitária ocorreu entre 1918 e 1920, quando soldados americanos saíram dos Estados Unidos por causa da 1ª Guerra Mundial e espalharam o vírus influenza H1N1 por todo o globo. Esse vírus causou a gripe espanhola, que matou 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
Por causa do medo que o novo coronavírus causou na humanidade, os entrevistados explicam em suas entrevistas ao podcast como os vírus fazem o salto entre as espécies e causam uma nova doença nos humanos. As informações e dados explicitados por eles mostram que governos de todo o mundo devem investir para a prevenção contra novas pandemias e prepararem seus países para enfrentar a vinda de novas crises sanitárias. O investimento contra essas doenças fica em torno de 30 bilhões de dólares anuais, enquanto que o custo para combatê-las passa de 10 trilhões de dólares.
Apresentado em 24 de agosto de 2020, o episódio apresenta ao público leigo a necessidade da humanidade repensar sua interferência na natureza. Os entrevistados alertam que a Covid não é uma doença tão devastadora quanto outras que poderão vir no futuro, mostrando o quão urgente se faz preciso deter a manutenção e agravamento do aquecimento global e, principalmente, preservar o habitat de animais selvagens. Além disso, aprimorar a vigilância para o surgimento de novos vírus e bactérias é extremamente fundamental para que os estragos econômicos e humanos sejam menos violentos em todo o planeta, de acordo com o que os entrevistados afirmam no podcast. Vitor Faria Silveira, 23, estudante de Jornalismo
Comentários
Enviar um comentário