Você já sentiu algum aroma que te fez lembrar alguma empresa? Ou simplesmente passou na porta do estabelecimento e percebeu um cheiro agradável? Quando isso acontece estamos falando da identidade da marca, e é desse assunto que trataremos nesse post!
Por Eduarda Lino
As empresas tendem a procurar por identidades, isso é, a forma de identificação de tudo que estiver relacionado à aquele lugar. Dessa maneira, é construída uma imagem da marca pelos clientes. Contudo, essa identidade não é adquirida apenas através do visual, mas também por meio da audição, paladar e olfato. Toda essa estratégia é chamada de branding sensorial, mas afinal, oque é isso?
O branding sensorial é provocação dos sentidos do consumidor, tendo como objetivo cativar os mesmos. O uso destes sentidos aumenta a experiência do consumidor, a percepção de valor agregado, ativa a memória afetiva, estimula a curiosidade, gera encantamento, reduz eventuais inseguranças, e, por fim, empacota uma série de justificativas para realizar a compra.
A Brooklyn, loja de roupas femininas em Divinópolis-MG, usa bem essa estratégia. A empresa conta com um aroma agradável e único dentro do ambiente, além de tudo, as peças vendidas também possuem o cheiro. O "cheirinho" da Brooklyn já é bem conhecido entre os clientes, e sem dúvidas é um fator que os encantam, a empresa aproveita dessa fama e comercializa o aroma, o mesmo é vendido em um frasco pequeno, pelo valor de R$39,90. Sendo assim, uma forma dos clientes terem a memória da loja perto delas.
DIZ AÍ, ESPECIALISTA! 💬
Sophia Marques, perfumista de ambientes, especializada em branding olfativo no Estado de Goiás, explica exclusivamente para a matéria oque é o marketing olfativo
"O marketing olfativo nada mais é que o uso de uma fragrância escolhida estrategicamente e aplicada em diferentes pontos de um ambiente para comunicar uma identidade do local"
Além de ressaltar que a estratégia é usada para identificar o ambiente de maneira clara e agradável, Sophia explica o objetivo do recurso do marketing olfativo, visto que sua especialidade é a criação dessas identidades
"Crio experiências únicas capazes de agregar valor, fidelizar o cliente e, criar um vinculo emocional com esse cliente"
Ela, que está no ramo há aproximadamente 12 anos, e já desenvolveu identidades para empresas dos mais variados segmentos de mercado, sendo um deles a rede de hotelaria Rio Quente Resorts, garante que o marketing olfativo é trabalhado com um tripé, sendo ele: emoção, memória e experiência
"O olfato atinge diretamente o sentido da emoção, crio um registro de memória e, então, a experiência que se torna algo inesquecível para o cliente."
Após conhecer a estratégia da loja Brooklyn, Sophia Marques finaliza destacando as etapas do processo de criação da identidade da marca e ressalta a opção de explorar o aroma
"O importante é difundir o perfume no ambiente, reforçar o estímulo até que se torne conhecido pelo seu público e a partir daí explorar o recurso de outras maneiras, inclusive vendendo o perfume."
Muito interessante esse tema e trabalhar com os sentidos gera memórias afetivas para as marcas.
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