“Como criar seu evento online de sucesso em 2021” - Por: Paola Morato
No dia 19 de janeiro de 2021, a
Congress.me, que é uma plataforma de realização de congressos online, realizou
uma apresentação de “Como criar seu evento online de sucesso em 2021- 1°
edição”. O workshop foi composto pelos seguintes palestrantes:
Luiz Gustavo Borges – Engenheiro de Produção, Mestre em Sistemas de Gestão, Cofundador e CEO da CONGRESSE.ME
Guilherme Torrejon - Engenheiro de Produção graduado pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Tráfego pago, Copy e Estratégias Digitais para Infoprodutos. Fundador do CONEP e Co-Fundador da Congresse.me
Natalia Kelbert - Diretora Comercial na Congressi.me, é graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM, especialista em Responsabilidade Social Corporativa pela UFRJ e capacitada em Design Thinking pela Echos.
Raphaella Godoy - Formada em Administração e com pós em Comunicação Digital. Atuou como CS na maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina e hoje, além de Supervisora de suporte e atendimento, também é consultora nas áreas de marketing, vendas, CS e experiência do cliente.
André Novelino - Profissional de Marketing e Growth há 5 anos, esteve como Head de Growth na Abstartups e Engage, foi consultor em empresas como Movile, Acordo Certo, DinDin e outras. Atualmente é Head de Marketing na Congresse.me
Artur Alvarenga – Gerente de eventos na Congresse.me; Coprodutor do WCC. Atua em consultorias de vendas para profissionais da saúde, educação e tecnologia.
De
início Luiz Gustavo nos apresentou a proposta do evento, seguindo por
estratégias e tipos de públicos. Ele afirma a importância de colocar o público
como prioridade, buscando estudá-lo e entendê-lo, a fim de criar um evento que
tenha valor para seus consumidores. Percebemos por parte do palestrante a
necessidade de estruturar uma boa campanha de marketing.
Em
seguida, Guilherme Torrejon nos orienta sobre quais seriam as melhores maneiras
de estruturar um evento e de fazer a divulgação do mesmo, com as dicas
apresentadas abaixo:
1° Ser claro no
formulário de inscrição, sobre as datas, horários, objetivo, tema,
palestrantes...
2° Ter uma página
onde você possa vender seus produtos, colocando as descrições necessárias.
3° Ter uma página
de resumos e regras.
4° Ter uma página
de transmissão das palestras que seja dinâmica, para que seu público não fique
perdido ao buscar pelas salas.
5° Para conseguir
atingir um público mais orgânico, utilizar das redes sociais, suas, de seus
palestrantes, e do próprio evento para alavancar o processo de divulgação, além
de colocar anúncios que possam alcançar o público desejado. Tudo isso auxilia
não só na organização, mas também, ajuda a dar credibilidade ao evento.
Natalia
Kelbert então, aponta como definir os produtos de seu evento. Ela afirma que
“Qualquer produto que você possa monetizar seu evento, é bem-vindo, desde que
tenha relação com a empresa, ou evento em questão”. Sugerindo a emissão de certificados
pagos, com uma porcentagem doada a alguma causa social; a publicação de
trabalhos, promoções, contas premium onde o consumidor teria acesso vip à
minicursos, palestras bônus...São várias as possibilidades, mas pensando num
evento como um todo, você precisa pensar no que que agrega valor aos públicos,
e quais produtos seriam mais acessados.
André
Novelino segue com a temática de produtos em eventos, mas ele se empenha na
maneira como você pode vender seu produto, complementando o que foi apresentado
por Natália.
Em
sequência, Raphaella Godoy sugere dicas de importância no atendimento e
relacionamento com o público, entre elas estão:
1°
Entender a relação entre o atendimento e o relacionamento.
2°
Transparência e empatia.
3°
Dar retorno.
4°
Recolher feedbacks e gerar relatórios para melhorar seu evento.
5°Usar
a nota de satisfação como um termômetro.
A
partir disso, ela aponta que seria possível criar um laço de confiança com o
cliente, ao utilizar o atendimento de forma inteligente e atenciosa.
O
evento se encerra com o depoimento de Artur Alvarenga, que conta um pouco de
sua trajetória, seguido de um discurso motivador para aqueles que possuem
interesse pela área. Por fim uma mesa redonda, com espaço dedicado a perguntas
sobre as palestras anteriores se inicia, e após uma hora e meia de muito
aprendizado o workshop é finalizado.
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