Análise do Texto: Comunicação Integrada de Margarida Kunsch
A análise do texto diz respeito ao capítulo quatro do livro “ Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada”. Ao decorrer do escrito a autora discerne as terminologias de comunicação empresarial, organizacional e corporativa.
O capítulo é dividido em tópicos que exemplificam cada tipo de Comunicação, no primeiro deles temos a comunicação integrada. Segundo Kunsch, ela permite a convergência de várias áreas, permitindo uma atuação sinérgica. É usado um diagrama para ilustrar a explicação, que mostra as grandes áreas da comunicação organizacional integrada: a comunicação mercadológica, interna e administrativa.
Em seguida, a autora discorre sobre cada área da comunicação integrada, a administrativa que é aquela processada dentro das organizações, voltada para as funções administrativas e o atendimento público.
Kunsch também fala sobre a importância de um projeto de comunicação interna, que precisa de mudanças na mentalidade ortodoxa, com concentração e aumento de custos, além de pagamento de baixos salários. Ela propõe um programa de comunicação participativo, uma vez que o indivíduo, além de empregado é antes de tudo um ser humano.A proposta é envolver o trabalhador em uma dinâmica participativa por meio de murais, caixas de sugestões, boletins e rádio.
Essa proposta vem da crença de que a comunicação integrada não pode ser vista como algo isolado dos conjuntos das demais atividades da organização. Dentre as expressões da comunicação integrada temos: o Jornalismo Empresarial, sendo um subsistema do sistema jornalístico responsável por publicações empresariais em revistas e jornais, a Assessoria de Imprensa ferramenta essencial nas mediações entre um grande público e a sociedade, fazendo seu trabalho junto com a mídia, pelos meios digitais e impressos. Além disso, o termo Marketing Social vem crescendo na comunicação institucional por ser responsável pelas questões sociais de um produto, surgindo das transformações de uma nova dimensão de políticas dentro da empresa.
Por fim, a autora busca nortear a comunicação integrada em uma perspectiva filosófica, em que, aliada às políticas de comunicação, a filosofia deve fornecer os melhores meios para realizar essa missão das relações públicas.

Comentários
Enviar um comentário