Análise da empresa Microsoft e sua reputação .
Análise da empresa Microsoft e sua reputação
- Por Beatriz Flores
A Microsoft foi fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1975 nos Estados Unidos. Foi criada inicialmente para comercializar interpretadores da linguagem BASIC.
A empresa entrou no ramo de sistemas operacionais em 1980 com sua própria versão do Unix, chamada Xenix, mas em 1984 uma nova página foi escrita na história quando a Microsoft lançou o Windows, ele é usado em 90% dos computadores pessoais do mundo. Segundo Dowling (2001), a reputação corporativa é um constructo baseado em valores decorrentes das percepções dos diferentes públicos (stakeholders) que se relacionam com a empresa.
Além do Windows, a Microsoft é desenvolvedora dos pacotes de aplicativos Office, do navegador Internet Explorer, do sistema de comunicação instantânea Windows Live Messenger, entre outros. A empresa também atua na área de games (Xbox), hardware (teclados, mouses, etc.) e de players portáteis (Zune).
A Microsoft, palavra proveniente da junção de “microscopic” e “software” é atualmente a maior e mais conhecida empresa desenvolvedora de softwares e recursos tecnológicos do mundo. Para Gotsi e Wilson (2001), reputação corporativa é a avaliação geral de um stakeholder de uma empresa ao longo do tempo. Essa avaliação é baseada nas experiências diretas do stakeholder com a empresa e com qualquer forma de comunicação e simbolismo que ela forneça.
Fontes:
ANGELO, Claudio Felisoni de; VANCE, Patricia de Salles. Reputação corporativa: uma revisão teórica. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 93-108, outubro/dezembro 2007.
BEZERRA, Juliana. Bill Gates. Toda Matéria, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/1jUBlTH. Acesso em: 17 de jan de 2021.
DANTAS, Tiago. Microsoft. Mundo Educação. Disponível em: https://cutt.ly/ljUBxS5. Acesso em: 17 de jan de 2021.
Microsoft. Canaltech. Disponível em: https://cutt.ly/ijUBcZU. Acesso em: 17 de jan de 2021.
Comentários
Enviar um comentário