UMA CONVERSA COM GABRIELA CONTIERI

📷 Perfil de Gabriela Contieri no Linkedin 
"A assessoria de comunicação é responsável pelo relacionamento entre a empresa e seus diferentes públicos." - afirma 

Por Eduarda Lino 

Gabriela Contieri, 33 anos, é formada em Comunicação Social - Jornalismo na Unesp de Bauru (SP) e possui pós graduação em Marketing na Unirp (Centro Universitário de Rio Preto). Nascida em São José do Rio Preto (SP), atualmente é Gerente de Projetos na Multivias Comunicação na cidade natal. Nessa entrevista, Gabriela explica sobre o real papel da assessoria de comunicação e suas experiências no meio. 

Oque é assessoria de comunicação e qual seu real papel?  A assessoria de comunicação é responsável pelo relacionamento entre a empresa e seus diferentes públicos, como colaboradores, clientes, prospects. A assessoria de comunicação tem o objetivo mais global e institucional e visa beneficiar até mesmo o clima organizacional com as melhorias na forma como os diferentes envolvidos se comunicam. Podemos dizer que comunicação está dentro do marketing e pode ser feito por meio de ações offline como comerciais de televisão, spots e jingles no rádio, outdoors, panfletos ou até mesmo online, através das redes sociais, sites, mecanismos de busca, e-mail marketing e outros meios.

Como é a organização da empresa que você trabalha? A Multivias Comunicação é uma agência de São José do Rio Preto, com mais de dez anos de fundação. Somos especializados no atendimento a pequenas e médias empresas, e nossa missão é proporcionar multivias de comunicação a PMEs (Pequenas e Médias Empresas) para transformá-las em grandes marcas. Agimos a partir de um olhar de dentro para fora de forma que a empresa possa conquistar uma conexão efetiva com seus públicos nos ambientes on e off-line. Desenvolvemos um método próprio de trabalho que contempla uma junção entre consultoria, assessoria e capacitação para auxiliar as PMEs tanto na parte estratégica quanto na execução das ações de comunicação. Atualmente, somos em dez colaboradores. Há alguns anos, eu me tornei Gerente de Projetos e atuo diretamente no atendimento aos clientes, gerenciamento da equipe e dos projetos. 

Geralmente qual é a formação dos funcionários da Multivias? Nossa equipe é formada por analistas de comunicação, assessores de comunicação, gerente e diretoria, com formação na área de comunicação, como jornalismo. Além de relações públicas, letras e design gráfico. 

Assessoria de comunicação é diferente de Marketing e assessoria de imprensa? Como distinguir? O marketing é usado para identificar uma necessidade, por exemplo a pesquisa de mercado, criar um novo produto ou serviço, fazer o lançamento para o mercado e acompanhar o pós-venda. De forma resumida, o marketing é o estudo do mercado e das ações ou estratégias que podem gerar resultados diferentes às marcas e empresas. A assessoria de imprensa é responsável por estreitar o diálogo entre a empresa e os veículos de comunicação e, consequentemente, também com a comunidade. Tem o objetivo de promover a visibilidade da empresa a partir da relação direta com os veículos de comunicação.

Como é trabalhar com assessoria de comunicação em tempos de plataformas digitais? A comunicação digital sempre existiu, o que ocorre é que nos últimos anos ela evoluiu de uma forma muito acelerada. Vejo que o digital nunca irá "matar" o offline, porém é preciso se atualizar e acompanhar, junto, essa evolução. Um exemplo são os jornais impressos que passaram a criar plataformas digitais para divulgar as matérias. Ou, mais recentemente, o que ocorreu de uma rede de televisão disponibilizar conteúdos personalizados apenas digitalmente. Adaptação é a palavra-chave no segmento de comunicação.

Empresas de todos os portes podem ter uma assessoria de comunicação? Pode sim. A Multivias é um exemplo disso, pois atendemos PMEs. Novamente, o que é necessário é "adaptar", "personalizar" a comunicação para cada empresa. Não existe uma "receita pronta" que se adeque a todas as empresas. Muito pelo contrário, cada empresa possui uma missão, valores, propósito e, portanto, a comunicação precisa se adequar ao perfil dessa empresa para que o público sinta que é verdadeiro, que ele perceba o real valor daquela empresa/produto. Aqui, na Multivias, acreditamos que é possível aplicar as melhores práticas de gestão e comunicação em qualquer tipo de negócio e, com vontade e consistência, gerar impacto positivo no negócio e nas pessoas.

Por fim, tem alguma experiência profissional com a assessoria que te marcou, e que gostaria de compartilhar? Um case legal foi uma ação que fizemos para nós, aqui na Multivias. Há dois anos, produzimos um livro "Comunicação (des)orientada – 30 armadilhas que pegam ou vão pegar sua empresa”, pensando exatamente em ajudar empresários e PMEs a entenderem melhor o universo da comunicação e valorizarem o nosso papel. Divulgamos de forma ampla esse livro, enviados para várias pessoas. Na época, fomos convidados a dar uma palestra sobre esse livro na Feira do Empreendedor, em São Paulo, e participamos de uma matéria na Folha de São Paulo. Ou seja, fizemos a nossa própria comunicação. Mais recentemente, voltamos a divulgar esse livro por meio de outra ação: "#Movimento Comunicação Orientada", o movimento acredita que uma PME pode ter uma comunicação eficiente e se tornar uma grande marca, independentemente de seu tamanho. Veja que são ações de comunicação de relacionamento e ações que mesclam o offline com o digital. Esse é o presente e o futuro da comunicação.

Por fim, Gabriela finaliza deixando uma dica para estudantes e iniciantes 

"Hoje, um profissional de comunicação, independente da área que irá seguir, precisa estar "antenado", "ligado" com tudo que está ocorrendo a sua volta. Precisa "experimentar" todos os canais, mesmo que não goste de algum, porque mesmo não gostando, o profissional precisa saber o que é, entender do que se trata, "vender" essa ideia para o cliente. Para ter uma visão estratégica, tão importante nas ações de comunicação, é precisa ter uma visão global."
 



Matéria Folha de São Paulo 
https://www.instagram.com/stories/highlights/17872928401562048/?hl=pt-br 

#Movimento Comunicação Orientada 
https://conteudo.multiviascom.com.br/movimento-comunicacao-orientada 




Comentários

Enviar um comentário