Resenha filme "Mera Coincidência". Por: Flávio Luiz


       O filme "Mera Coincidência" (1997), dirigido por Barry Levinson, se passa num contexto de pré eleições americanas, e aborda temáticas sobre a Comunicação Organizacional. Os Estados Unidos se encontram numa situação de disputa do cargo de presidência entre o atual presidente, que tenta a reeleição, e o candidato da oposição. Porém, o foco do filme está nos acessores de imprensa do atual presidente. 

       Em meio a descobertas de assédio sexual por parte do presidente, a opinião pública poderia se posicionar desfavorável a sua reeleição. Para que tal realidade não se tornasse concreta, os acessores do presidente criaram notícias inverídicas, na tentativa de desvincular o nome do candidato a reeleição com o escândalo sexual. Essa tentativa de distrair a população, moldando a opinião pública, foi abordada durante todo o filme. 

       De início, os acessores criaram a narrativa de que o país Albânia estaria planejando atos terroristas contra o mundo, e que seria uma ameaça aos americanos. Para dar sustentação a essa estória, eles forjaram cenas, filmadas em estúdio cinematográfico, e exibiram para os estadunidenses, além de outras investidas para mudar a visão pública.

       Ao fim do filme, a popularidade do candidato a reeleição estava próxima dos 90%. Isso expõe o poder midiático de transformação da opinião pública através do modo como as informações são transmitidas para a população e mostra, também, que, mesmo que de forma desonesta, a comunicação organizacional, gerida pelos acessores de imprensa do presidente, teve a capacidade de fazer o público alvo dar credibilidade à mensagem pretendida por eles(acessores). 

       O filme pode ser assistido em plataformas online e está disponível em português. 

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