GESTÃO DA COMUNICAÇÃO: A HISTÓRIA DE UM PROFISSIONAL

Com 26 anos de carreira no jornalismo, Silvio França partilha sobre a vida e a experiência na assessoria de imprensa

 

Por Clotildes Cassiano


foto: reprodução instagram @silviofrancadiv

Em 1979,  nascia um contemporâneo do jornalismo divinopolitano. Inquieto como qualquer criança,  aos 13 anos,  a mãe decidiu colocar o menino no mercado de trabalho. Uma amiga dela conseguiu um emprego para ele no cinema e a função: lanterninha. Apaixonado pela área da comunicação, sonhava em trabalhar na rádio. Aos 15 anos conquistou uma vaga na Rádio Minas AM como sonoplasta. Posteriormente desejou se tornar repórter e não demorou muito tempo para que colocassem um gravador em suas mãos e o mandassem para a “rua”.

Faculdade

Divinópolis foi a pioneira na região Centro Oeste a trazer o curso de comunicação para as faculdades. O entrevistado partilha que foi uma conquista daqueles que atuavam na área na época e que lutaram por isso. Logo, aos 17 anos, ele ingressou na primeira turma do curso na cidade, na faculdade FADOM, atual Pitágoras.


Silvio França em programa da radio Minas em 2011

Carreira

Atuou na rádio durante muito tempo e ao longo dos anos foi se destacando e crescendo. Foram cerca de 15 anos de dedicação até o cargo de diretor. Foi pioneiro no jornalismo multiplataforma ao trazer a técnica de interação entre rádio e telejornalismo. Partilhou que este fato é o que mais o marcou nesses 26 anos de carreira. Afinal, ele observou que era uma tendência que programas de rádio passassem pela tv. Assim, ele fez parte desta novidade no município e região através do programa “Bom Dia Minas” do sistema MPA.

Silvio Correa de Faria Junior, 41, mais conhecido como “Silvio França” já escreveu para todos os jornais impressos da cidade. Já passou por assessoria de empresa privada e nos últimos oito anos trabalhou na câmara dos vereadores em Divinópolis (MG). A metade desse tempo como coordenador de comunicação. Atualmente ele é o assessor de comunicação do Deputado Estadual Cleiton Gontijo de Azevedo do partido Cidadania (mais conhecido como “Cleitinho”)

Assessoria de Comunicação

Durante dois anos, Silvio trabalhou como assessor para uma empresa privada. Para ele, o principal desta área de atuação é dar um suporte para a instituição. “Ser a pessoa que exerça a comunicação consciente do impacto que aquele material pode causar”. O ideal é estudar o público alvo e dialogar diretamente com essas pessoas.

Nesta empresa ele produzia textos institucionais como por exemplo: descrever produtos e eventos. Em certos aspectos gerava um conteúdo mais “frio”. Mas ressalta que foi uma grande experiência ao coordenar eventos, planejar coletivas e conhecer artistas.

Porém, ao entrar na câmara dos vereadores se deparou com uma assessoria diferente. Se tratando de uma organização governamental a forma de trabalhar muda completamente. “Você já não fala por uma empresa, agora você fala de um órgão publico que exige certa neutralidade, imparcialidade”.

A situação muda completamente também quando você começa assessorar um político. “Agora você não fala por uma instituição, mas sim por uma pessoa e você precisa se adequar para trabalhar de acordo com as crenças do assessorado.”

Silvio conta que a assessoria em si mudou muito ao longo dos anos. “Antigamente, este trabalho era realmente mais 'frio', agora, tem adquirido cada vez mais emoção. Cabe ao meio de comunicação filtrar o conteúdo que quer gerar: releases fazendo propaganda ou passando informação.”

Assessor do Deputado Cleitinho

Em 2018, ele recebeu o convite do então vereador de Divinópolis que agora era promovido a Deputado Estadual pelo povo mineiro. Silvio França decidiu então largar a câmera dos vereadores para trabalhar com o Cleitinho.

Hoje ele mora em Belo Horizonte e atua na Assembleia Legislativa de Minas Gerias no gabinete do deputado, sendo assessor, responsável pelas relações institucionais, em que dialoga de forma interna com o Governo de Minas e também cuida da comunicação externa do deputado com a população.

O assessor conta que o assessorado antes mesmo de ser vereador já interagia nas redes sociais por meio de vídeos. O próprio Silvio acompanhava o trabalho do Cleitinho e até divulgava. Nesta época o Rafael Silva, também jornalista, já trabalhava com o atual deputado sendo responsável pela gravação e edição do material. “Por ser da área artística, Cleitinho é desinibido e tem muita criatividade, muito dos vídeos ele faz por conta própria”. Comunicativo, porém sem técnica, o deputado cobra a equipe por pautas relevantes a população.

Dessa forma, Silvio França e Rafael Silva trabalham juntos em busca de materiais que passem pela função do assessorado que é legislar. Um exemplo recente foi o trabalho que desenvolveram junto ao grupo de vans escolares que passaram dificuldades com a crise do novo coronavírus. O setor não estava conseguindo comunicar com o governo e para ajudar as pessoas deste ramo, o deputado mobilizou e organizou uma manifestação que aconteceu no Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) em agosto deste ano em Belo Horizonte.

Até então, o vídeo mais visto do agente público foi postado na rede social Facebook, no dia 02 de setembro de 2020 e fala sobre o aumento nos preços dos alimentos essenciais como arroz, feijão, óleo e leite. O intuito foi fiscalizar e denunciar o abuso tanto dos supermercados como dos distribuidores. Após a visita e gravação no estabelecimento o caso foi encaminhado ao Ministério Público para apuração e solução do problema. Atualmente o vídeo tem 30 milhões de visualizações, 340 mil likes, 1 milhão e 300 compartilhamentos e 81 mil comentários.

Fenômeno

Conhecido pelos vídeos viralizantes, o deputado esteve recentemente ao vivo na TV Candidez junto com o irmão Gleidson Azevedo que ganhou as eleições municipais em Divinópolis (MG). Cleitinho comentou sobre os vídeos sendo aqueles mais vistos e compartilhados das polêmicas e denúncias, mas os vídeos em que ele divulga a solução do problema, poucas pessoas veem e repassam pra frente. Durante a entrevista relembrei a fala do deputado e Silvio França comenta sobre o fenômeno: “Notícia ruim que banca um jornal” e deu um exemplo para ilustrar: “Alguém chega na sala da faculdade e entrega uma flor para você,  ninguém vai falar mais disso nas próximas duas horas. Mas se acontece uma briga em sala de aula e alguém leva tapa na cara... Aquilo se espalha de uma forma inusitada e o assunto perdura por alguns dias.” Pontua que para explicar de fato por que o ser humano tem essa necessidade de partilhar desgraça, somente a psicologia para falar.

Neste sentido, um dos vídeos que ocorre esta situação é aquele em que o deputado denuncia as várias ambulâncias e viaturas que há anos estavam paradas apenas por burocracia sendo que em outros locais havia necessidade desses veículos. Cleitinho foi até lá, gravou, denunciou e o vídeo espalhou. Quando ele voltou e gravou a entrega das viaturas e ambulâncias, ou seja, o problema solucionado, não teve a mesma repercussão que o vídeo da primeira situação.

Enfim, na produção dos conteúdos, Silvio, é quem coordena e confessa que prefere mexer com texto, com a linguagem da mensagem transmitida. Ele faz a direção do vídeo e ressalta a importância da pirâmide invertida para prender os seguidores nas redes sociais. “Em um vídeo você tem que começar com o mais importante. Você tem que captar as pessoas nos primeiros 30 segundos e, portanto, deve se ater a chamada para atrair o público.” O jornalista também partilha que antes de tomar qualquer atitude eles consultam a assessoria jurídica para se precaverem de qualquer risco.

Tecnologia

Quando iniciou no curso de Jornalismo, para as gravações de áudio utilizavam das fitas cassete. Quando ele largou o curso já utilizavam MP3. Silvio recorda este fato para explicar como a área da tecnologia evolui muito rápido e junto com esta mudança segue a nossa carreira, por estar ligada diretamente com as ferramentas de comunicação. “Por isso a importância de estar sempre atento as novas tendências para se adequar ao mercado de trabalho”. Na opinião dele, o curso de jornalismo é muito longo. “Você entra, aprende algo e quando se forma aquele ensino já está ultrapassado, devido a tecnologia e evolução na área da comunicação.”

Apesar de não ter formado, enquanto profissional, Silvio França se destaca por ser versátil, por ter passado por todas as áreas do jornalismo e por ter facilidade em trabalhar com qualquer coisa na área da comunicação e dessa maneira consegue atender vários nichos. Compartilha que teve muitos professores na prática da vida.

Contudo ele aponta a importância da comunicação. “O profissional de media faz acontecer o diálogo, a ponte, entre dois grupos distintos. Mostramos como caminham as coisas, o que a população precisa, levando o governo a olhar para estes. Este é o papel da imprensa, se não falamos, ninguém sabe o que está acontecendo.”

foto: reprodução instagram @silviofrancadiv

Concelho

O mercado busca hoje um profissional que para além de conhecimento na área da comunicação, tenha conteúdo. “A empresa quer você pela bagagem que você construiu. Quanto mais cultura e informação, melhor!”

Leia bastante, leia não só notícias, mas o que você gosta de ler para assim escrever melhor.

Fique atento ao comportamento das pessoas nas redes sociais.

Paciência: as coisas não vão acontecer da noite para o dia. Faça por amor e não por dinheiro. “Desconheço alguém que ficou milionário nesta área.”

Considerações Finais

Silvio França está feliz na Capital mineira, tem família por lá e foi recebido com alegria pelos amigos: “Você demorou muito a vir”. Natural de Caratinga, desde os nove anos morava em Divinópolis e portanto tem muito carinho pela cidade e pretende voltar um dia. “Talvez quando eu me aposentar e quiser um lugar para descansar.” Contou que está muito contente pelo município que agora com certeza deixará de ser uma “roça grande” e se desenvolverá com a graça de Deus por meio deste novo governo.

 


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