GESTÃO DA COMUNICAÇÃO: A HISTÓRIA DE UM PROFISSIONAL
Com 26 anos de carreira no jornalismo,
Silvio França partilha sobre a vida e a experiência na assessoria de imprensa
Por Clotildes Cassiano
Em 1979, nascia um
contemporâneo do jornalismo divinopolitano. Inquieto como qualquer criança, aos 13 anos, a mãe decidiu colocar o menino no mercado de
trabalho. Uma amiga dela conseguiu um emprego para ele no cinema e a função:
lanterninha. Apaixonado pela área da comunicação, sonhava em trabalhar na
rádio. Aos 15 anos conquistou uma vaga na Rádio Minas AM como sonoplasta. Posteriormente desejou se tornar repórter e não demorou muito tempo para que colocassem
um gravador em suas mãos e o mandassem para a “rua”.
Faculdade
Divinópolis foi a pioneira na região Centro Oeste a trazer o curso de comunicação para as faculdades. O entrevistado partilha que foi uma conquista daqueles que atuavam na área na época e que lutaram por isso. Logo, aos 17 anos, ele ingressou na primeira turma do curso na cidade, na faculdade FADOM, atual Pitágoras.
Carreira
Atuou na rádio durante muito tempo e ao longo dos anos foi se
destacando e crescendo. Foram cerca de 15 anos de dedicação até o cargo de diretor.
Foi pioneiro no jornalismo multiplataforma ao trazer a técnica de interação
entre rádio e telejornalismo. Partilhou que este fato é o que mais o marcou
nesses 26 anos de carreira. Afinal, ele observou que era uma tendência que
programas de rádio passassem pela tv. Assim, ele fez parte desta novidade no
município e região através do programa “Bom Dia Minas” do sistema MPA.
Silvio Correa de Faria Junior, 41, mais conhecido como “Silvio
França” já escreveu para todos os jornais impressos da cidade. Já passou por assessoria
de empresa privada e nos últimos oito anos trabalhou na câmara dos vereadores em
Divinópolis (MG). A metade desse tempo como coordenador de comunicação.
Atualmente ele é o assessor de comunicação do Deputado Estadual Cleiton Gontijo
de Azevedo do partido Cidadania (mais conhecido como “Cleitinho”)
Assessoria de Comunicação
Durante dois anos, Silvio trabalhou como assessor para uma empresa
privada. Para ele, o principal desta área de atuação é dar um suporte para a
instituição. “Ser a pessoa que exerça a comunicação consciente do impacto que
aquele material pode causar”. O ideal é estudar o público alvo e dialogar diretamente
com essas pessoas.
Nesta empresa ele produzia textos institucionais como por exemplo:
descrever produtos e eventos. Em certos aspectos gerava um conteúdo mais
“frio”. Mas ressalta que foi uma grande experiência ao coordenar eventos,
planejar coletivas e conhecer artistas.
Porém, ao entrar na câmara dos vereadores se deparou com uma
assessoria diferente. Se tratando de uma organização governamental a forma de
trabalhar muda completamente. “Você já não fala por uma empresa, agora você
fala de um órgão publico que exige certa neutralidade, imparcialidade”.
A situação muda completamente também quando você começa assessorar
um político. “Agora você não fala por uma instituição, mas sim por uma pessoa e
você precisa se adequar para trabalhar de acordo com as crenças do assessorado.”
Silvio conta que a assessoria em si mudou muito ao longo dos anos.
“Antigamente, este trabalho era realmente mais 'frio', agora, tem adquirido
cada vez mais emoção. Cabe ao meio de comunicação filtrar o conteúdo que quer
gerar: releases fazendo propaganda ou passando informação.”
Assessor do Deputado Cleitinho
Em 2018, ele recebeu o convite do então vereador de Divinópolis
que agora era promovido a Deputado Estadual pelo povo mineiro. Silvio França
decidiu então largar a câmera dos vereadores para trabalhar com o Cleitinho.
Hoje ele mora em Belo Horizonte e atua na Assembleia Legislativa
de Minas Gerias no gabinete do deputado, sendo assessor, responsável pelas
relações institucionais, em que dialoga de forma interna com o Governo de Minas
e também cuida da comunicação externa do deputado com a população.
O assessor conta que o assessorado antes mesmo de ser vereador já
interagia nas redes sociais por meio de vídeos. O próprio Silvio acompanhava o
trabalho do Cleitinho e até divulgava. Nesta época o Rafael Silva, também
jornalista, já trabalhava com o atual deputado sendo responsável pela gravação
e edição do material. “Por ser da área artística, Cleitinho é desinibido e tem
muita criatividade, muito dos vídeos ele faz por conta própria”. Comunicativo,
porém sem técnica, o deputado cobra a equipe por pautas relevantes a população.
Dessa forma, Silvio França e Rafael Silva trabalham juntos em
busca de materiais que passem pela função do assessorado que é legislar. Um
exemplo recente foi o trabalho que desenvolveram junto ao grupo de vans
escolares que passaram dificuldades com a crise do novo coronavírus. O setor
não estava conseguindo comunicar com o governo e para ajudar as pessoas deste
ramo, o deputado mobilizou e organizou uma manifestação que aconteceu no
Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) em agosto deste ano em Belo
Horizonte.
Até então, o vídeo mais visto do agente público foi postado na rede
social Facebook, no dia 02 de setembro de 2020 e fala sobre o aumento nos
preços dos alimentos essenciais como arroz, feijão, óleo e leite. O intuito foi
fiscalizar e denunciar o abuso tanto dos supermercados como dos distribuidores.
Após a visita e gravação no estabelecimento o caso foi encaminhado ao
Ministério Público para apuração e solução do problema. Atualmente o vídeo tem
30 milhões de visualizações, 340 mil likes, 1 milhão e 300 compartilhamentos e
81 mil comentários.
Fenômeno
Conhecido pelos vídeos viralizantes, o deputado esteve
recentemente ao vivo na TV Candidez junto com o irmão Gleidson Azevedo que
ganhou as eleições municipais em Divinópolis (MG). Cleitinho comentou sobre os
vídeos sendo aqueles mais vistos e compartilhados das polêmicas e denúncias,
mas os vídeos em que ele divulga a solução do problema, poucas pessoas veem e
repassam pra frente. Durante a entrevista relembrei a fala do deputado e Silvio
França comenta sobre o fenômeno: “Notícia ruim que banca um jornal” e deu um exemplo
para ilustrar: “Alguém chega na sala da faculdade e entrega uma flor para
você, ninguém vai falar mais disso nas
próximas duas horas. Mas se acontece uma briga em sala de aula e alguém leva
tapa na cara... Aquilo se espalha de uma forma inusitada e o assunto perdura
por alguns dias.” Pontua que para explicar de fato por que o ser humano tem
essa necessidade de partilhar desgraça, somente a psicologia para falar.
Neste sentido, um dos vídeos que ocorre esta situação é aquele em
que o deputado denuncia as várias ambulâncias e viaturas que há anos estavam
paradas apenas por burocracia sendo que em outros locais havia necessidade
desses veículos. Cleitinho foi até lá, gravou, denunciou e o vídeo espalhou.
Quando ele voltou e gravou a entrega das viaturas e ambulâncias, ou seja, o
problema solucionado, não teve a mesma repercussão que o vídeo da primeira
situação.
Enfim, na produção dos conteúdos, Silvio, é quem coordena e confessa
que prefere mexer com texto, com a linguagem da mensagem transmitida. Ele faz a
direção do vídeo e ressalta a importância da pirâmide invertida para prender os
seguidores nas redes sociais. “Em um vídeo você tem que começar com o mais
importante. Você tem que captar as pessoas nos primeiros 30 segundos e,
portanto, deve se ater a chamada para atrair o público.” O jornalista também partilha
que antes de tomar qualquer atitude eles consultam a assessoria jurídica para
se precaverem de qualquer risco.
Tecnologia
Quando iniciou no curso de Jornalismo, para as gravações de áudio
utilizavam das fitas cassete. Quando ele largou o curso já utilizavam MP3.
Silvio recorda este fato para explicar como a área da tecnologia evolui muito
rápido e junto com esta mudança segue a nossa carreira, por estar ligada
diretamente com as ferramentas de comunicação. “Por isso a importância de estar
sempre atento as novas tendências para se adequar ao mercado de trabalho”. Na
opinião dele, o curso de jornalismo é muito longo. “Você entra, aprende algo e
quando se forma aquele ensino já está ultrapassado, devido a tecnologia e
evolução na área da comunicação.”
Apesar de não ter formado, enquanto profissional, Silvio França se
destaca por ser versátil, por ter passado por todas as áreas do jornalismo e
por ter facilidade em trabalhar com qualquer coisa na área da comunicação e
dessa maneira consegue atender vários nichos. Compartilha que teve muitos
professores na prática da vida.
Contudo ele aponta a importância da comunicação. “O profissional
de media faz acontecer o diálogo, a ponte, entre dois grupos distintos.
Mostramos como caminham as coisas, o que a população precisa, levando o governo
a olhar para estes. Este é o papel da imprensa, se não falamos, ninguém sabe o
que está acontecendo.”
Concelho
O mercado busca hoje um profissional que para além de conhecimento
na área da comunicação, tenha conteúdo. “A empresa quer você pela bagagem que
você construiu. Quanto mais cultura e informação, melhor!”
Leia bastante, leia não só notícias, mas o que você gosta de ler
para assim escrever melhor.
Fique atento ao comportamento das pessoas nas redes sociais.
Paciência: as coisas não vão acontecer da noite para o dia. Faça
por amor e não por dinheiro. “Desconheço alguém que ficou milionário nesta
área.”
Considerações Finais
Silvio França está feliz na Capital mineira, tem família por lá e
foi recebido com alegria pelos amigos: “Você demorou muito a vir”. Natural de
Caratinga, desde os nove anos morava em Divinópolis e portanto tem muito
carinho pela cidade e pretende voltar um dia. “Talvez quando eu me aposentar e
quiser um lugar para descansar.” Contou que está muito contente pelo município
que agora com certeza deixará de ser uma “roça grande” e se desenvolverá com a
graça de Deus por meio deste novo governo.
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